Na sequência de várias acções de contacto com as populações e reuniões com entidades nas zonas afectadas pelos incêndios no distrito de Coimbra. no dia 5 de Novembro, o Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, visitou os concelhos de Arganil e Oliveira do Hospital. Visitando uma exploração agropecuária afectada pelos incêndios em Vila Cova de Alva, Arganil e a Zona Industrial de Oliveira do Hospital para visitar a Carpintaria Brito e Brito destruída no incêndio.
Jerónimo de Sousa defendeu que o Governo tem que concretizar apoios imediatos aos afectados e reafirmou o compromisso de o Partido tudo fazer para defender o mundo rural e defendeu medidas urgentes para acudir às vítimas. Reafirmou que não existe incompabilidade com o lançamento de medidas de fundo, e muito menos com a continuação da reposição de direitos e rendimentos aos trabalhadores por parte do Governo, a pretexto da necessária ajuda às populações assoladas pelos incêndios e que o Governo tem que demonstrar a mesma disponibilidade que houve para salvar a banca, concretizando no Orçamento do Estado para 2018 as verbas necessárias para que as pessoas possam fazer face à vida. Jerónimo de Sousa concluiu "que o sobrou em solidariedade do povo português não pode faltar em medidas orçamentais".