joomla templates top joomla templates template joomla

Nota da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP sobre a delegação de competências no vereador da CDU

22 de Novembro de 2017

1 - A Comissão Concelhia de Coimbra, sobre esta matéria, reafirma que são princípios fundamentais do trabalho autárquico do PCP, ainda que em minoria, a defesa da transparência da actividade dos órgãos autárquicos e a defesa dos interesses das populações. Como é sabido os eleitos do PCP não se demitem de ter competências executivas em minoria desde que estejam assegurados os seguintes princípios:

  1. total autonomia e independência nas decisões, deliberações ou propostas;

  2. existência de meios financeiros e técnicos que permitam o exercício das funções delegadas;

  3. autonomia na definição das prioridades de intervenção;

Considerando a proposta de delegação de competências nas mesmas áreas delegadas no mandato anterior e considerando que a CDU tem obra e provas dadas nas áreas que lhe estão atribuídas e que é necessário concluir integralmente os projectos iniciados no mandato anterior, que correspondem a anseios das populações e a compromissos da CDU, a Comissão Concelhia do PCP decide pela aceitação das competências propostas.

A Comissão Concelhia reitera que esta, e só esta, matéria foi discutida, não havendo qualquer acordo de governação, coligação ou entendimento político alargado. Os eleitos da CDU agirão em concordância com os seus princípios e programa e não abdicarão de ter uma intervenção autónoma e independente.

Serão exigências da CDU que na Habitação, se prossiga e conclua a reabilitação de todos os bairros municipais e se aposte na aquisição e reabilitação de imóveis nas zonas urbanas.

Que no Serviço Médico Veterinário (Canil/gatil) se continue a profunda reestruturação iniciada, com o reforço de meios humanos, assim como com a conclusão e continuação das obras de beneficiação das instalações.

Que nos SMTUC se continue a defender a modernização e alargamento do serviço, salvaguardando o seu carácter público.

2 – A Comissão Concelhia de Coimbra do PCP, sublinhando as grandes diferenças entre estilos, projectos e programas autárquicos entre o PS e a CDU - grande força de esquerda no Poder Local em Coimbra - afirma que os eleitos da CDU seguirão as grandes linhas do seu programa batendo-se, através de propostas próprias e na discussão dos grandes documentos estruturais (GOP e Orçamento):

  1. Combatendo todas e quaisquer tentativas de privatização/externalização, na defesa dos serviços públicos municipais – propondo a contratação de pessoal nas áreas mais carenciadas – higiene, parques e jardins, obras municipais, transportes – revertendo concessões a privados e alargando a intervenção pública, designadamente nos transportes – permitindo a extensão da oferta pública a todo o concelho;

  1. Por afectação significativa de mais meios financeiros, humanos e técnicos às freguesias;

  1. Por uma política cultural ao serviço dos munícipes, envolvendo os agentes culturais quer na discussão de novo regulamento de Apoio Municipal, quer propondo o Conselho Municipal da Cultura, quer quanto ao modelo de gestão do Convento de São Francisco;

  1. Pela transparência, democracia e celeridade no funcionamento geral da autarquia (primeiro passo dado na proposta de reuniões públicas);

  1. Pela promoção do desenvolvimento económico, promovendo o aparelho produtivo e defendendo as micro, pequenas e médias empresas dos interesses dos grandes grupos económicos;

 A Comissão Concelhia de Coimbra do PCP

20180305 97 aniversário do PCP

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_1.jpg

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_2.jpg

20160910_universidade_fundao.jpg