manuel pires da rochaManuel Rocha interveio na Assembleia Municiapal de Coimbra em defesa das maternidades de Coimbra:

"As duas maternidades de Coimbra – Daniel de Matos e Bissaya Barreto – vêm realizando, desde há alguns anos a esta parte cerca de 2500 partos cada uma. O número é significativo, sendo de destacar o bom trabalho que ali se tem realizado, aconselhando a que se conserve e desenvolva a cultura de cuidados que saúde que demorou décadas a construir. A CDU faz-se eco, nesta Assembleia das posições da Secção Regional da Ordem dos Médicos e do Sindicato dos Médicos da Zona Centro que, recusando a asfixia dos serviços, exigindo a intervenção urgente nas infra-estruturas e a contratação de pessoal.

O caminho inverso é o da fusão de duas maternidades que já tiveram condições de excelência, situadas em espaços apetecíveis, numa única maternidade. A ser assim aprofundar-se-ia a desastrosa lógica da fusão dos oito hospitais de Coimbra no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O argumento há de ser, como habitualmente, o argumento técnico, como se a vida das pessoas tivesse de ser sempre o produto de uma folha de contabilidade.

Deixamos então aqui, para que conste, o argumento técnico do médico Jorge Seabra, que responde por uma vida de bom serviço à saúde infantil: “o desejável será a construção de raiz de duas maternidades (uma única não seria indicado pela excessiva concentração do enorme número de partos), de forma a proporcionar, para além das condições de excelência técnica, um ambiente arquitetónico e hoteleiro moderno e funcional que volte a colocar esta área do SNS em Coimbra na vanguarda da prestação dos serviços obstétricos à população, que assim não necessitará de pagar serviços privados para conseguir essas condições.”