20180313 ip3A CDU interveio na Assembleia Municipal de Coimbra em defesa do IP3. "Morre-se muito no IP3, a estrada em que circulam diariamente milhares e milhares de veículos ligeiros e pesados. Complementado com o IC6 e com o IC12, o IP3 é a via rodoviária que melhor se articula com as restantes vias, de norte para sul e do litoral para o interior. É o acesso mais rápido para o Noroeste e para Espanha, é a solução mais económica para o país; é o principal eixo rodoviário ao serviço desta região, do seu tecido empresarial e das suas populações.

Mas degradou-se assustadoramente nos últimos anos, potenciando a sinistralidade que, com amargura, se regista.

A CDU faz-se eco, aqui uma vez mais, dos utentes que denunciam as brechas no alcatrão, os abatimentos da plataforma e redução das faixas de rodagem; assinalam a permanência dos rail’s destruídos pelos acidentes; lamentam a inexistência ou exiguidade de faixas de aceleração e desaceleração nas entradas e saídas do IP3.

Não ignoramos que os problemas do IP3 abrangem diversos municípios, constituindo um lugar de confluência de gente de todos os lados – um espaço precisado de cooperação, portanto. Nesse sentido, seremos portadores, em breve, de uma moção no sentido de vincular este órgão de poder local a uma tomada de posição a favor da melhoria daquela via e da manutenção da gratuitidade do serviço que vem prestando a todos nós."