joomla templates top joomla templates template joomla

O Partido Comunista Português tem como compromisso para Portugal uma política patriótica e verdadeiramente de esquerda. Para concretizar esta política é necessário um acompanhamento efectivo da realidade nacional, fazendo para isso inúmeras visitas a empresas de todos os sectores da vida nacional. Assim, nos passados dias 20 e 21 de setembro esteve no concelho da Figueira da Foz o eurodeputado do PCP, João Ferreira, que, acompanhado por elementos da Concelhia do PCP, reuniu e visitou 3 empresas do concelho.

PCP VISITOU A CELBI E CIE-PLASFIL

Na manhã do dia 20, foi esta delegação recebida pela administração da CELBI, destacando nós a forma cordial e franca como correu a reunião. Foi-nos dado a conhecer o enquadramento histórico e a sua importância para o concelho da Figueira da Foz e para a balança comercial. De realçar que esta empresa, há apenas 20 anos comprava em Portugal cerca de 45% dos produtos químicos necessários para a fabricação da pasta de papel. Hoje, apenas compra em Portugal menos de 10% desses químicos. Este é um exemplo claro do total abandono do sector produtivo nacional que é extensivo a toda a indústria e pelo desinvestimento público que levou à dependência externa de matérias primas e produtos em que Portugal era auto-suficiente. Foi-nos também transmitida a realidade da empresa na produção e aquisição da matéria prima fundamental para a sua actividade: o eucalipto. A delegação do PCP levantou questões sobre problemas ambientais, sobre o papel de trabalhadores sem vínculo à empresa no processo produtivo e sobre o preço da madeira, nomeadamente a diferença do preço pago pela madeira em Espanha e em Portugal.

Na parte da tarde do mesmo dia, fomos recebidos pela administração da empresa CIE-PLASFIL, que produz peças plásticas e componentes plásticos para a indústria automóvel. Realçar a rapidez de resposta ao nosso pedido e a cordialidade da recepção. Foi-nos transmitida a realidade da empresa e o seu enquadramento no grupo multinacional a que pertence: a CIE-AUTOMOTIVE, que é originária do País Basco, Espanha e que pretende ser um dos principais fornecedores da industria automóvel. A PLASFIL é, e pretende manter um lugar de destaque no sector plástico a nível europeu dentro desta multinacional. O PCP pode ainda confirmar o peso do recurso a empresas de trabalho temporário na empresa e os problemas de precariedade laboral que dai advêm.

Na noite do dia 20, teve lugar no Centro de Trabalho do PCP da Figueira da Foz uma sessão pública com o objectivo de trocar ideias e opiniões sobre a adesão de Portugal à U.E. e a visão que o PCP tem sobre essa matéria. As imposições orçamentais impostas por Bruxelas, a nossa dívida, a sua renegociação e a sucessiva perda de soberania nacional foram temas em destaque nessa sessão.

PCP REUNIU COM PRODUTORES DE LEITE

Na manhã do dia 21, foi a vez da visita a uma pequena exploração bovina, na localidade de Ferreira-a-Nova, que se dedica, em exclusivo, à produção de leite. Mais uma vez a realidade nua e crua. Um sector que até há pouco tempo era auto-suficiente e até exportador, e que por imposição da PAC (politica agrícola comum), que serve os interesses dos grandes produtores europeus, que associados ao controlo dos três grandes grupos económicos nacionais do sector leiteiro têm levado ao encerramento de milhares de pequenas e médias explorações através da imposição de preços à produção nacional que estão no limite e por vezes abaixo do custo de produção.

20180305 97 aniversário do PCP

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_1.jpg

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_2.jpg

20160910_universidade_fundao.jpg