joomla templates top joomla templates template joomla
20190100 estação nova
 
Perante o anúncio de encerramento da Estação Nova em Coimbra e arranque dos carris até à estação de Coimbra B:
 
1. Trata-se de uma decisão errada que vem aumentar a desertificação da baixa de Coimbra e prejudicar quem utiliza o comboio nas suas deslocações (trabalhadores, estudantes, turistas, …)
 
2. Tal decisão reduz ainda mais a possibilidade de ligação do Ramal da Lousã à rede ferroviária nacional.
 
3. Em cima dos milhões já gastos no Ramal da Lousã, o recurso a autocarros em substituição do comboio, implica gastar mais 90 milhões de euros. Metade dessa verba seria suficiente para repor e electrificar a linha ferroviária, reaproveitando o material circulante existente na CP.
 
4. A opção rodoviária, impedindo a ligação à rede ferroviária nacional, reduz a possibilidade de desenvolvimento da região por ser mais lenta, mais cara, menos amiga do ambiente e não permitir o transporte de mercadorias.
 
5. Esta solução significará a privatização de importantes parcelas dos transportes urbanos de Coimbra, prejudicando os SMTUC e conduzindo ao aumento de preços.
 
6. O PCP reafirma a necessidade de cumprir o Projecto de Resolução aprovado na Assembleia da República onde se propunha:
-Extinção da Metro Mondego, S.A.
-Devolução do seu património ao domínio público ferroviário e municipal
-Reposição, modernização e electrificação do ramal ferroviário da Lousã.
Abandonar a solução ferroviária é um profundo erro como se comprova pelos problemas resultantes do encerramento de linhas e pelas reclamações dos utentes sobre o funcionamento da opção rodoviária.
 
O PCP apresentou uma moção na Assembleia Municipal de Coimbra que procurava que o Município se posicionasse contra esta solução.  PS, PSD, o Movimento Somos Coimbra e o Movimento Cidadãos por Coimbra votaram contra moção do PCP, associando-se assim a uma decisão que afectará o desenvolvimento da Cidade e do Distrito. Este posicionamento confirma que nas matérias estruturantes, e para lá do folclore para a Comunicação Social, existe uma ampla convergência das forças da política de direita no Município.

20180305 97 aniversário do PCP

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_1.jpg

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_2.jpg

20160910_universidade_fundao.jpg