joomla templates top joomla templates template joomla

A DORC do PCP promoveu uma Sessão/Debate sob o lema “A Saúde é um Direito!” com o objectivo de divulgar a proposta do PCP de Lei de Bases da Saúde.

20190216 debate lei de bases saúde coimbra web 1

O PCP tem lutado pela defesa dos cuidados de Saúde prestados às populações, pelo desenvolvimento e alargamento do SNS, com políticas que nele invistam e aprofundem o seu carácter de serviço público, universal, gratuito e solidário, aumentando a sua eficácia, cobertura e facilidade de acesso em todas as regiões do país. Num quadro em que existe uma grande pressão no sentido de favorecer o negócio da saúde por parte dos grupos económicos com interesses no sector, que se traduz também numa pressão para descaracterizar o SNS foi também objectivo desta sessão aprofundar a discussão sobre o estado dos serviços de saúde no distrito.

Depois das intervenções iniciais, de Carla Cruz (Deputada do PCP na AR), e Jorge Pires, (Membro da Comissão Política do Comité Central do PCP) abriu-se um espaço de debate onde se aprofundou a discussão sobre problemas concretos da saúde no distrito:

- A fusão dos Hospitais, descaracterizando equipas e serviços.

- O Esvaziamento do Hospital dos Covões e a consequente sobrecarga dos HUC.

- A necessidade de investimento nas maternidades de Coimbra e a necessidade de construção de uma nova Maternidade moderna, situando-se junto ao Hospital dos Covões, o que implica que este hospital seja revitalizado e novamente dotado de serviços e valências entretanto extintas.

- O encerramento de unidades de proximidade dos serviços de cuidados de saúde primários e o processo de criação do maior ACES do país – com cerca de 400 mil utentes também aqui criando uma Nau que potenciará maiores tormentas.

- A necessidade de valorização do Hospital Distrital da Figueira e do Hospital de Cantanhede.

- A necessidade de resposta pública ao nível dos cuidados continuados e a necessidade de valorização dos trabalhadores da saúde.

Apesar dos problemas que afectam o normal funcionamento do SNS, este mostrou uma capacidade de resiliência invejável, mantendo-se ainda hoje como um dos melhores do mundo.

20190216 debate lei de bases saúde coimbra web 2

Na sessão confirmou-se que existem no País, e particularmente no interior do SNS, forças suficientes para o defender e reforçar e que a luta das populações e dos Profissionais em defesa dos serviços públicos de saúde são um efectivo obstáculo à concretização dos projectos do grande capital.

O conjunto das propostas que o PCP avança no seu Projecto de Lei de Bases da Política de Saúde, partindo de uma avaliação objectiva e rigorosa, integrando elementos centrais da política patriótica e de esquerda que o PCP apresentou ao Povo português, são um importante contributo, da nossa parte, não apenas para a defesa do SNS, mas para o seu desenvolvimento, mesmo tendo consciência que algumas delas só terão concretização num quadro de um governo patriótico e de esquerda capaz de a materializar!

20180305 97 aniversário do PCP

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_1.jpg

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_2.jpg

20160910_universidade_fundao.jpg