joomla templates top joomla templates template joomla

20190224 visita conimbriga qna mesquita

O PCP visitou hoje o Museu Nacional Machado de Castro e o Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional, duas instituições de grande relevo que devem ser valorizadas e reconhecidas. Foi possível constatar um problema há muito denunciado pelo PCP: a falta de pessoal atingiu um ponto tal que, a manter-se, pode comprometer o cumprimento da missão a que os museus estão acometidos. Ao longo dos anos, as saídas não foram sendo compensadas com novas entradas, chegando-se a uma média etária dos trabalhadores que ronda os 55-58 anos. Significa isto que, a não serem tomadas medidas imediatas, as equipas destes museus podem ficar reduzidas a menos de 1/3 dos actuais trabalhadores, com a agravante de ocorrer uma perda de saber fazer e de transmissão de conhecimento que pode demorar muito tempo a repor ou, então, não ter mesmo retorno. A falta de verba para aquisições de espólio, para a realização de obras ou de alargamento da área visitável foram outros dos problemas relatados.

O PCP defende que, a montante de um regime de autonomia mais favorável do que o quadro atual, é necessário promover alterações e aumentar o investimento, alicerçando os museus para que possam cumprir cabalmente a sua missão. Como tal, o PCP defende que tarda uma alteração orgânica que capacite a Administração Pública central de condições para garantir o integral respeito pela Lei de Bases do Património Cultural e pela Lei-Quadro dos Museus.

O PCP exige uma intervenção de fundo que dote, a muito breve trecho, os Museus, Palácios, Monumentos e Sítios Arqueológicos de todos os meios materiais e de todos os trabalhadores, em número e com vínculo permanente, necessários à garantia de existência de um verdadeiro serviço público de cultura.

Assim, assumindo de forma clara e séria o compromisso de defesa dos Museus, Palácios, Monumentos e Sítios Arqueológicos, o PCP apresentou já, na Assembleia da República, um Projecto de Resolução para que seja realizado um programa de emergência que possa responder às reais necessidades destas instituições e garantir condições dignas de trabalho e cumprimento da sua missão de interesse público e vai questionar o Governo sobre a situação concreta do Museu Nacional Machado de Castro e o Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional.

20180305 97 aniversário do PCP

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_1.jpg

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_2.jpg

20160910_universidade_fundao.jpg