Imprimir

20200207 MATERNIDADES WEB

"Numa visita às maternidades de Coimbra, uma delegação do PCP pôde constatar o empenho dos profissionais de saúde em manter um serviço de qualidade, apesar das dificuldades que resultam de problemas de natureza estrutural dos edifícios, do envelhecimento e falta de profissionais.
A delegação do PCP pôde também confirmar que o processo de tomada de decisão da construção de uma nova maternidade não pode adiar necessidades urgentes destes serviços.
Na Maternidade Bissaya Barreto, apesar de melhorias das instalações ao nível do mobiliário, continuam a ser necessárias obras que separem o ambulatório do internamento no piso 1, a implementação de um segundo elevador de apoio e a construção de escadas de emergência.

Não obstante a necessidade de construção de um serviço de obstetrícia e neonatologia com capacidade para acolher os partos realizados pelas duas maternidades, junto do Hospital dos Covões e munido de todas as valências e meios necessários, é necessário também uma intervenção urgente nas maternidades.

Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais devidamente aplicáveis, solicita-se a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério da Saúde, o pedido de resposta às seguintes questões:
Que plano tem o Governo para atender a necessidades urgentes das maternidades, nomeadamente, obras que separem o ambulatório do internamento no piso 1, a implementação de um segundo elevador de apoio e a construção de escadas de emergência na Maternidade Bissaya Barreto?
Que avaliação faz o Governo do quadro de pessoal dos serviços e que medidas estão previstas para atender às necessidades? Quando serão implementadas?"