joomla templates top joomla templates template joomla

20200308 Comunicado ÁGUAS APIN

FUSÃO DOS SISTEMAS DE ÁGUA PENALIZA POPULAÇÕES

O PCP e a CDU bateram-se contra o processo de agregação dos sistemas de abastecimento de água que levou à criação da APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, abrangendo os municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares

O PCP e a CDU alertaram que a consequência imediata do processo seria o aumento do preço da água e das taxas de saneamento para os munícipes, agravando as condições de vida das pessoas, a situação das pequenas empresas e dos serviços públicos. PS, PSD e CDS viabilizaram este processo.

O PCP e a CDU denunciam que este processo será um passo mais no caminho da privatização deste recurso imprescindível à vida.

Os sucessivos governos têm recorrido à chantagem sobre os municípios no sentido de forçar a agregação de sistemas de água em Baixa. O objectivo é tornar estes serviços apetecíveis ao negócio.

É PRECISO DEFENDER A GESTÃO PÚBLICA DA ÁGUA

Se persistirem neste caminho, as Câmaras perderão o controlo da gestão da água e da sua entrega aos munícipes e, ao mesmo tempo, a população perderá meios de controlo democrático sobre a política de água.

Não é verdade que estas agregações se façam para cumprir orientações da UE. O Governo do PS, e os governos PSD e CDS, usaram os fundos comunitários para forçar os municípios a aceitar participar nestes processos que apenas beneficiarão o negócio em detrimento das pessoas.

A POPULAÇÃO DE PENACOVA LUTOU
E FORÇOU A SAÍDA DA APIN

Vale a pena lutar! Defender a autonomia do poder local e a manutenção da gestão dos sistemas de fornecimento de água em Baixa em cada município é garantia de controlo democrático da política da água.

PCP E CDU APELAM À UNIDADE
E LUTA DAS POPULAÇÕES

A luta pela salvaguarda da gestão da água nos municípios é fundamental para garantir tarifas comportáveis, num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental da gestão da água e do saneamento.

É preciso defender a liberdade de decisão dos municípios, incluindo a possibilidade de transformar, na gestão em Alta (da barragem ao reservatório), os sistemas multimunicipais em sistemas de parceira pública ou em sistemas intermunicipais.

 

20180305 97 aniversário do PCP

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_1.jpg

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_2.jpg

20160910_universidade_fundao.jpg