A CDU apresenta-se em Penacova, como em todo o País, com o seu projecto alternativo e o carácter distintivo da sua acção autárquica. Fazendo prova dos valores de Trabalho, Honestidade e Competência e de uma intervenção em defesa dos interesses das populações e dos trabalhadores, do reconhecido rigor e isenção na gestão das autarquias e na postura dos seus eleitos, da intervenção em defesa dos serviços públicos e afirmação do Poder Local Democrático.

CDU - VOZ IMPRESCINDÍVEL EM PENACOVA

No desempenho dos seus mandatos, têm uma participação activa na defesa da qualidade de vida das populações do Município, mediante a apresentação de propostas, mas também de denúncias e de alerta da grave situação económica e social do concelho e do País.

Quer no concelho de Penacova, quer nas freguesias, os eleitos da CDU seguem o princípio de não serem beneficiados pelo desempenho dos cargos.

CDU - DEFESA DAS POPULAÇÕES E DO DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO

As áreas mais significativas das nossas intervenções ao nível local prendem-se, nomeadamente, com a defesa do Ambiente e da Floresta como factor de desenvolvimento económico, defesa da Saúde, da Educação e da Escola Públicas de qualidade, da Rede Viária, da valorização do Trabalho, do Turismo, Património, Cultura, Tempos Livres e Desporto, da Proteção Civil, do Comércio e Indústria e da Ação Social, que poderão contribuir para a riqueza económica e cultural da nossa população e consequentemente do município.

De entre estas, destacamos:

Turismo - numa altura em que Portugal está na moda, e sendo Penacova dotada de uma beleza natural invejável, é urgente criar infra-estruturas que permitam atrair e aumentar a permanência no concelho de quem nos visita.

Penacova teve um papel importante na História do nosso país, que deve ser aproveitado e valorizado, para o turismo cultural, onde se inclui, em particular, Lorvão e o seu Mosteiro.

Os milhares de pessoas que descem o Rio Mondego de canoa terão que ser atraídos para usufruírem também do resto do concelho. Temos vindo a apresentar propostas que o poder autárquico tem desvalorizado, nas quais insistiremos por entendermos serem importantes para o concelho.

Colocaremos o Serviço Municipal de Turismo a interagir com os restantes agentes e empresas ligadas ao sector, com um papel mais ativo na rentabilização deste recurso e na criação e divulgação de pacotes turisticos.

Na área do ambiente, defendemos a melhor gestão da floresta e da valorização dos seus resíduos, bem como a criação de um parque de recolha e valorização de resíduos industriais.

Propomos a criação do Geoparque de Penacova para fins turísticos e de educação ambiental;

Na Educação, entendemos que a Escola de Artes deve ser integrada no sistema público do ensino artístico, articulado com o Agrupamento de Escolas de Penacova, com ganhos de qualidade, para alunos, filarmónicas e outras associações culturais, o seu reconhecimento oficial e a poupança económica para o concelho.

Propomos a criação de uma equipa multidisciplinar para monitorizar os efeitos do absentismo e abandono escolar e intervir junto das entidades com vista à recuperação dos alunos com diferentes níveis de aprendizagem.

Saúde - Numa fase de mudança que os cuidados de saúde primários atravessam no nosso concelho, não deixaremos de lutar por serviços de saúde de qualidade e proximidade.

A rede de Saneamento básico, que parouhá quase uma década, precisa de ser retomada.

O IP3 tem que ser melhorado e mantido, como a principal via de comunicação rodoviária do concelho com as restantes vias de circulação do país, independentemente das opções que vierem a ser tomadas relativamente à auto-estrada Coimbra-Viseu.

A rede viária interna, os caminhos paralelos ao IP3 e os acessos desta via às povoações e zonas industriais, a sinalética, têm que ser assumidos como uma prioridade.

Defendemos uma melhor gestão dos recursos financeiros, com definição de critérios nos gastos de dinheiros públicos.

Para nós, em vez de gastar nas festas, é preferível festejar a obra feita!

1ª Candidata à Câmara Municipal de Penacova

bem-haja.jpg

- Isabel Maria Correia Santos Bem-haja

- 48 anos

- Residente no Roxo

- Enfermeira na Maternidade Bissaya Barreto-CHUC

- Dirigente Sindical do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

- Membro da Comissão Concelhia de Penacova do PCP

- Eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Lorvão

- Representante dos Trabalhadores do CHUC na Segurança e Saúde no Trabalho

- Gestora de Transportes na Empresa Transpetras-Transportes e Serviços, Unipessoal, Lda

1º Candidato à Assembleia Municipal de Penacova

alvaro penacova

Álvaro Manuel Bernardes Miranda

53 anos

Residente em Penacova

Encarregado do Serviço de Alimentação do Hospital Sobral Cid-CHUC

Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro.

Membro da Comissão Fiscalizadora da Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal.

Membro da Comissão Concelhia de Penacova do PCP

Membro da Direção da Organização Regional de Coimbra do PCP.