Na passada reunião da Câmara Municipal de 27 de Janeiro a CDU tomou conhecimento do pedido de exploração de caulino no concelho de Soure, mais especificamente na zona dos Bonitos e numa área de cerca de 400 hectares.

Com o apoio da vereadora da CDU a autarquia deliberou por unanimidade emitir parecer negativo a esta intenção, que teria um impacto devastador ao nível ambiental e na segurança e bem estar das populações.

A CDU está frontalmente contra esta exploração que viola o PDM, uma vez que uma parte relevante da área se situa na reserva ecológica nacional (REN) e por se tratar de uma indústria extractiva a que se associam elevados níveis de poluição ambiental e sonora, comprometendo a qualidade do ar e da água.

Temos que impedir que este projecto avance pois irá alterar de forma significativa as características do meio em que vivemos:

    Destruirá uma grande mancha florestal do nosso concelho;
    Provocará alterações irreversíveis na topografia do terreno;
    Incomodará as populações mais próximas com poeiras, gases, vibrações, ruído e resíduos industriais;
    Afectará a rede hidrográfica superficial e as subterrâneas;
    Afectará de forma significativa a fauna e flora da zona;
    Degradará a rede viária pela intensiva circulação de veículos pesados

Apelamos a toda a população da freguesia e do concelho de Soure que se mobilize contra este projecto. É o nosso futuro e o dos nossos filhos que está em jogo.

A Coligação Democrática Unitária (CDU) estará como sempre empenhada na defesa dos interesses das populações e como de costume na primeira linha da luta!

20180305 97 aniversário do PCP

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa