20170516 apresentação candidatos figueira da foz autarquias 2017

A CDU apresentou as primeiras candidatas aos órgãos municipais do concelho da Figueira da Foz, numa iniciativa com a participação de Nelson Fernandes, da Concelhia da Figueira da Foz, Vladimiro Vale, da Comissão Política do CC do PCP e Olga Marques, Mandatária Concelhia da Candidatura da CDU. Encabeça a lista à Câmara Municipal, Silvina Queiroz, professora aposentada, membro dos corpos directivos do Sindicato de Professores da Região Centro, elemento do Conselho Local da União de Sindicatos da Figueira da Foz, militante do Partido Comunista Português e presentemente exercendo o seu mandato na Assembleia Municipal. Presentemente também eleita neste órgão autárquico a primeira candidata à Assembleia Municipal no próximo acto eleitoral – Adelaide Gonçalves, empregada de escritório, membro da Comissão de Trabalhadores da Rodoviária Beira Litoral, militante do PCP.

Intervenção da Mandatária Concelhia, Olga Marques:

Muito boa tarde a todos, senhoras e senhores Jornalistas, senhoras Convidadas e senhores Convidados:

Aceitei com muita honra e orgulho o convite que me foi dirigido para assumir a responsabilidade de ser a Mandatária Concelhia da Candidatura CDU aos diferentes órgãos de Poder Local do Município. Sou Olga Gaspar, professora, sindicalista e pessoa sempre muito empenhada na causa da afirmação feminina de exigência de respeito e de direitos, numa verdadeira igualdade de género. Cabe-me, neste momento, apresentar formalmente os dois primeiros nomes das listas CDU à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal da Figueira da Foz, duas mulheres igualmente envolvidas socialmente, duas grandes amigas e companheiras aqui presentes. Primeiro, contudo, gostaria de poder rapidamente tecer algumas considerações sobre as Eleições que se aproximam.

As eleições para as Autarquias Locais a realizar a 1 de Outubro assumem particular significado e importância para contribuir, pelo reforço da CDU – Coligação Democrática Unitária, para um Poder Local ao serviço das populações, capaz de assegurar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos munícipes. O voto na CDU nas próximas eleições contribuirá para uma mais tenaz defesa dos direitos das populações, para a busca de melhor e mais eficaz solução dos seus problemas e ainda para a promoção do desenvolvimento e progresso locais. O voto na CDU contribuirá, também, para afirmar o PCP e a CDU como a grande força de esquerda no Poder Local, necessária e indispensável na vida política nacional.

Na nova fase política, o reforço do PCP tem inegável importância:

Pelo que esse reforço traduzirá no reconhecimento de uma intervenção que, no plano nacional e local, dá expressão à defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo.

Pelas condições mais favoráveis que o reforço do PCP abrirá para novos avanços e para ir mais longe na política de defesa, reposição e conquista de direitos.

Pela contribuição que esse reforço dará para uma maior expressão da luta por uma política alternativa, patriótica e de esquerda, que assegure o desenvolvimento soberano de Portugal.

No concelho da Figueira da Foz, a CDU concorrerá a todas as Assembleias de Freguesia, à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, apresentando um vasto conjunto de homens e mulheres, militantes do PCP, provenientes do Partido Ecologista Os Verdes, da Intervenção Democrática, muitos independentes sem qualquer filiação partidária.

Este encontro de hoje serve, como atrás referi, para apresentação das candidatas CDU à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal do Município da Figueira da Foz. Encabeça a lista à Câmara Municipal, Silvina Queiroz, professora aposentada, membro dos corpos directivos do Sindicato de Professores da Região Centro, elemento do Conselho Local da União de Sindicatos da Figueira da Foz, militante do Partido Comunista Português e presentemente exercendo o seu mandato na Assembleia Municipal. Presentemente também eleita neste órgão autárquico a primeira candidata à Assembleia Municipal no próximo acto eleitoral – Adelaide Gonçalves, empregada de escritório, membro da Comissão de Trabalhadores da Rodoviária Beira Litoral, militante do PCP.

A Candidatura CDU apresenta um projecto distintivo, experimentado nas autarquias em que detemos poder decisivo e uma força necessária, imprescindível.

Contamos com estas mulheres e nelas e em todos os elementos das listas que iremos apresentar, depositamos a nossa confiança. Sob o lema, já suficientemente demonstrado no terreno, “Trabalho, Honestidade e Competência”, travaremos esta batalha, com alegria, determinação e vontade de realizar mais e melhor.

Muito obrigada pela vossa presença, que muito valorizamos. A palavra é agora vossa. Estamos disponíveis para qualquer pergunta que entendam colocar. OBRIGADA!