joomla templates top joomla templates template joomla

mupi.jpgTal como divulgado ontem, o Vereador da CDU na Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Queirós, votou contra a proposta apresentada à reunião de Câmara pela maioria PSD, de deliberação no sentido da manifestação do interesse do município na proposta de fusão em “alta” entre a SIMLIS e a ÁGUAS DO MONDEGO SA e ainda sobre a proposta de remeter às ÁGUAS DO MONDEGO a manifestação do interesse do Município em aprofundar a parceria para as “baixas”.

A proposta acabou aliás por ser aprovada com os votos favoráveis da maioria e com os votos contra da CDU e do PS.

Na sequência duma reunião que roçou o caricato, vem agora o PS, através do Vereador e presidente da Comissão Concelhia de Coimbra, Carlos Cidade, acusar o Vereador da CDU de não ter aceite o repto que por si lhe foi feito, para abandonar a sala, não votando, e provocando a falta de quórum na reunião.

Importa então esclarecer:

  • É verdade que no decorrer da reunião, Carlos Cidade propôs ao Vereador da CDU que PS e CDU abandonassem a sala, impedindo a votação da proposta por falta de quórum.

  • Ora, abandonar a reunião teria um único efeito cuja utilidade se nos afigura difícil de perceber: o fim da reunião e o adiamento da votação da proposta para uma próxima.

Estarão, então, os Vereadores do PS a considerar como estratégia de intervenção nesta importante matéria abandonar a reunião, quebrando o quórum, sempre e cada vez que o executivo a inclua na ordem do dia?

É facto que o PS, assumindo a postura de vereação em regime de “quando em vez”, procura fugir às questões quando sente que o seu voto pode ser prejudicial para a sua imagem. São já, aliás, várias as vezes que ao longo deste mandato o PS abandonou as reuniões de Câmara, demitindo-se de votar e negligenciando o mandato que lhe foi conferido pelos eleitores de Coimbra, tal como aconteceu, por exemplo, na anterior reunião do executivo municipal, aquando da votação da proposta de referendo sobre a abertura das grandes superfícies nas tardes de domingos e feriados.

  • Assim, à proposta em surdina de que acompanhasse o PS em retirada o Vereador da CDU respondeu de imediato que, ao contrário do PS, useiro e vezeiro neste estratagema, os eleitos da CDU estão em órgãos autárquicos para transmitirem as suas opiniões e votarem em consciência, quer saiam derrotados ou vitoriosos nas suas posições.

Não será de estranhar que o PS adopte este tipo de estratagemas. O mesmo PS, os mesmos vereadores socialistas, em plena reunião, enquanto faziam estas propostas, pareciam interessados em deixar passar a proposta do PSD, aliás consentânea com as propostas do Governo, desde que não saíssem “chamuscados” perante a opinião pública. Numa lógica de empurrar a discussão “com a barriga” mais não dizem afinal do que “continuem lá as conversas e negociações… mas não nos façam votar…”

  • Ora, a CDU é contrária à prática irresponsável de abandono de reuniões que traduz apenas uma completa demissão em relação às matérias em discussão e à defesa dos interesses do concelho.

Ora, isto não é sério!

É aliás uma muito estranha forma de entender e exercer a democracia!

A CDU é contra um tipo de exercício democrático do poder “às vezes”, quando convém.

Os munícipes, eleitores ou não da CDU, podem ficar cientes, que a CDU não foge às suas responsabilidades e que os seus representantes, tendo sido eleitos, estão presentes e decidem e votam, quer as grandes quer as pequenas questões.

 

Coimbra, 28 de Setembro de 2010


centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg