20170303_miguel_viegas_estaleiros_navais_do_mondego_web.jpg

Na sequência da visita realizada aos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, o deputado do PCP, Miguel Viegas, questionou a Comissão Europeia.

"A construção e reparação naval representam um setor de grande importância para a economia Portuguesa. Infelizmente as políticas de abertura comercial da UE associadas às reformas estruturais levaram a uma forte quebra de atividade com encerramentos de vários estaleiros navais, com consequências gravíssimas ao nível do tecido económico e social circundante.

Na sequência de uma visita aos Estaleiros Navais do Mondego (concelho da Figueira da Foz) onde uma empresa de capitais portugueses (Atlanticeagle Shipbuilding) procura relançar a atividade, fui confrontado com um conjunto de constrangimentos que limitam o desenvolvimento deste setor que mantém um grande potencial na região e no país. A questão do financiamento assume particular importância tendo em conta o ciclo produtivo que caracteriza a construção naval, com prazos quase sempre acima dos 18 meses e as avultadas quantias de capital circulante.

Posto isto, pergunto à Comissão Europeia se existe, ou se pondera, no quadro do Plano Juncker, criar uma linha específica de apoio ao financiamento da indústria e reparação naval, seja através de garantias bancárias, seja através de juros bonificados."

20180305 97 aniversário do PCP

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa