Imprimir

saude.jpgA extensão de Saúde de Semide está com menos um médico de família há mais de um ano. Muitos utentes são obrigados a deslocarem-se a Miranda do Corvo e a Coimbra, ou a aguardarem que outro médico, nem sempre o mesmo, os venha consultar.
 
Mas, hoje, a situação é ainda mais grave. O Centro de Saúde corre risco de FECHAR !!! A CDU tem conhecimento que a única médica em funções requereu já a aposentação.

Este Governo, apoiado na bengala do PSD, prepara-se para, em nome da crise que ele próprio criou, encerrar um serviço público tão importante para as populações de Semide e de Rio de Vide.

Mas, também a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde não podem “sacudir a água do capote”, serão os grandes responsáveis pelo encerramento deste tão importante serviço público.

 
A CDU já solicitou uma reunião, com carácter de urgência, à Direcção do Centro de Saúde

O PCP, através do seu Grupo Parlamentar, já questionou o Governo acerca desta situação. De seguida se transcreve o texto da pergunta.

 

 

Assunto: Falta de médicos na extensão de saúde de Semide, Miranda do Corvo

Destinatário: Ministério da Saúde

Exm.º Sr. Presidente da Assembleia da República

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar que a extensão de Saúde de Semide, concelho de Miranda do Corvo, está com menos um médico de família há mais de um ano. Muitos utentes são obrigados a deslocarem-se a Miranda do Corvo e a Coimbra, ou a aguardarem que outro médico, nem sempre o mesmo, os atenda. A esta situação já difícil, acresce que tivemos conhecimento que a única médica em funções requereu já a aposentação.

Sabendo que esta extensão de saúde é um serviço público essencial às populações de Semide e de Rio de Vide, o PCP acompanhará esta situação com muita preocupação, sobretudo num quadro de encerramento e reestruturação de serviços de saúde essenciais aos utentes e às populações.

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministério da Saúde me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

  1. Que medidas pretende tomar no sentido de salvaguardar este serviço fundamental para os utentes e populações?

  2. Para quando a abertura de concurso público com vista à contratação de médicos integrados na carreira com vínculo público para este serviço?