Imprimir

Manuel Pires da Rocha e Inês Carvalho, candidatos da CDU por Coimbra e Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, reuniram esta semana com a "akto - Direitos humanos e Democracia", Organização Sem Fins Lucrativos e Organização Não Governamental que, entre outras, desenvolve actividade contra o tráfico de seres humanos e pela promoção da igualdade de género. Esta reunião, pedida pela CDU com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre o trabalho realizado pela akto, abordou os projectos em curso, com particular destaque para o Centro de Acolhimento e Proteção para Crianças e Jovens Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. A necessidade de uma reposta integrada, a sensibilização para a realidade concreta das vítimas de tráfico e a formação necessária de professores, educadores, autoridades policiais e judiciárias, foram algumas das necessidades apontadas.

reuniaoAkto

A CDU não pode deixar de sinalizar ainda que este Centro, sendo o único que existe no nosso país com estes objectivos, desenvolve a sua actividade "a prazo", uma vez que resulta de uma candidatura a um "projecto", cujo financiamento é assegurado apenas para um período curto e pré-determinado. Como foi afirmado durante a reunião, esta lógica de financiamento não é compatível, nem com o relevo da missão que aí se prossegue, nem com a necessidade de assegurar a sua continuidade no tempo, assim como não é compatível com a necessária estabilidade e condições de trabalho das equipas envolvidas.


A CDU não deixará de integrar, nos diversos níveis da sua intervenção institucional, as questões e preocupações transmitidas durante este encontro.