Imprimir

Uma delegação da CDU que contou com as candidatas Filipa Malva, Laura Tarrafa e Francelina Cruz reuniu esta semana com a Direcção Regional de Coimbra do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Durante a reunião foram debatidas as várias dificuldades que estes trabalhadores atravessam no exercício do seu trabalho e na desvalorização da carreira de enfermagem, inserida num profundo ataque ao Serviço Nacional de Saúde.

O excesso de horas extraordinárias, com 21,9 milhões de horas durante o ano de 2021 é demonstrativo da enorme sobrecarga que afecta estes trabalhadores e que mostra que a contratação de mais enfermeiros para o SNS é condição necessária e imprescindível da garantia de cuidados de saúde de qualidade.

sep

A pandemia Covid-19 veio demonstrar o papel insubstituível que os enfermeiros têm para a manutenção do SNS e das suas estruturas. Apesar disso, a sua valorização e a resposta aos problemas que afectam estes trabalhadores tarda em chegar. Na realidade, há enfermeiros com larga experiência profissional, com o mesmo salário que tinham em início de carreira, o que demonstra que há opções políticas de degradação da vida destes profissionais, que têm que ser veemente combatidas.

Foram também debatidas questões centrais da saúde em Coimbra, como seja a paulatina desvalorização do Hospital dos Covões, as dificuldades atravessadas nos cuidados de saúde primários e a falta de condições no que diz respeito à saúde psiquiátrica e à resposta pública no que concerne aos cuidados continuados. Uma estratégia concertada, que visa beneficiar os grupos privados da doença, que prosperam em Coimbra.
A CDU mantém-se ao lado dos enfermeiros, na sua luta pela valorização e dignificação da carreira de enfermagem e na luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde e dos seus trabalhadores.