Imprimir

Uma delegação da CDU, composta pelos candidatos Manuel Rocha, Paulo Coelho, Laura Tarrafa, Rui Mendes e Adérito Araújo foi recebida pelo Presidente da Direcção Geral da AAC, Cesário Silva e mais membros da DG.

O Presidente da AAC fez a apresentação do documento intitulado “Garantir o Amanhã”, um caderno reivindicativo para as eleições legislativas 2022, no qual se enumeram as preocupações daquela estrutura representativa dos estudantes em temas tais como a garantia de um ensino superior público, gratuito, democrático e de qualidade; o caráter antidemocrático do regime jurídico das instituições de ensino superior (RJIES); a urgência na garantia da investigação e da adopção de políticas pedagógicas; a importância da acção social num contexto da sua redução e precarização, entre muitas outras questões.

aac

Foi abordada a questão dos malefícios introduzidos pelo Processo de Bolonha, realçada a importância da AAC no contexto do movimento associativo estudantil, assinalada a contribuição da AAC para a actividade cultural e desportiva da região (e do país). Mereceram igualmente destaque a evolução da luta contra as propinas e a favor do fortalecimento do ensino superior público, a situação dos chamados “Bolseiros de Investigação científica” e a perpetuação da precariedade daqueles trabalhadores (sem direitos laborais), nos quais assenta uma parte significativa da investigação científica nacional.

A CDU reafirmou a defesa instransigente do Ensino Superior Público, gratuito e de qualidade dos seus estudantes e trabalhadores.