Imprimir

Uma delegação da CDU com as candidatas Inês Carvalho e Filipa Malva reuniu com a Direcção da Associação de Bolseiros de Investigação Científica.

 Foram debatidos os problemas decorrentes da falta de vínculo jurídico-laboral, que deixa estes trabalhadores desprotegidos do ponto de vista social. A parca valorização salarial e a falta de integração na carreira de investigação científica torna complexo o processo de produção de conhecimento.

 As instituições de Ensino Superior continuam a suprir necessidades permanentes recorrendo a bolseiros de investigação científica, onde o progresso científico assenta numa absoluta precariedade.

abic

 A leccionação de aulas, muitas vezes não remuneradas, por parte destes trabalhadores, a falta de representatividade nos órgãos deliberativos das instituições, e a falta de uma comunicação clara por parte da principal entidade financiadora de ciência em Portugal, precarizam ainda mais a ciência em Portugal.

 A CDU tem-se batido pela revogação do Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, pela integração na Carreira de Investigação Científica e pelo financiamento da ciência e dos seus trabalhadores. Os trabalhadores científicos podem contar com a CDU nesta luta