Imprimir
cofisa 1
 
Uma delegação do PCP, com o deputado no PE João Pimenta Lopes, reuniu com a FIGPESC, associação de pequenos pescadores da Figueira da Foz, com o objectivo de acompanhar as dificuldades do sector. Durante a reunião a delegação do PCP deu conhecimento de propostas para eliminar discrepância dos apoios ao gasóleo e à gasolina, que tem prejudicado os pequenos pescadores, mas também para a implementação de um desconto imediato, assim como reafirmou a sua intervenção para que os apoios incluam salvaguardas das remunerações das companhas e de denúncia da não resposta do governo ao problema da especulação nos preços dos combustiveis.
pescas 2
 
Na reunião foram ainda abordadas as consequências dos problemas do assoreamento da barra do porto da Figueira, que restringiu fortemente as possibilidades de saída ao mar por parte das pequenas embarcações. O PCP, que vindo a reunir regularmente com associações do sector, manifestou disponibilidade para continuar a acompanhar dos problemas do sector da pesca.
pescas 1
 
A delegação do PCP esteve ainda junto das trabalhadoras da Cofisa, na Figueira da Foz, prestando solidariedade na sua jornada de luta. A luta, convocada pelos sindicatos representativos da CGTP-IN, reivindica condições de trabalho, redução do horário laboral, aumentos salariais e negociação do contrato colectivo de trabalho. As trabalhadoras foram consideradas essenciais durante a pandemia, viram ritmos de trabalho intensificar e as empresas viram os seus lucros aumentar, mas a associação patronal recusa negociar. A delegação do PCP reafirmou que é fundamental valorizar os trabalhadores, os seus direitos, a contratação colectiva, a redução de horários e os seus salários, como condições para o desenvolvimento do país.

cofisa 2