Imprimir

PCP questiona o Governo relativamente à pretensa ampliação do serviço de urgência dos HUC e possível encerramento no Hospital Geral dos Covões, Coimbra

 

O PCP tomou conhecimento da pretensa ampliação do serviço de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra, parte integrante do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o que gerou evidentes preocupações pela já existente sobrecarga deste serviço, tanto em termos de espaço como em termos de trabalhadores, havendo no concelho alternativas que permitia descongestionar estes serviços. O caminho tem sido inverso, encerrando serviços, para os concentrar nos já sobrecarregados HUC.

Considerando os sucessivos encerramentos no Hospital Geral dos Covões, tememos que esta ampliação possa servir como justificação para o tão ansiado encerramento do serviço de urgência do Hospital dos Covões (que já não funciona no período nocturno desde o passado ano). Tal como temos vindo a defender, o Hospital Geral dos Covões é essencial para a Região Centro e o seu depauperamento tem vindo a lesar fortemente as populações e os trabalhadores. A tão propalada concentração de serviços não é mais que o encerramento de serviços, com a sua consequente degradação, favorecendo o negócio privado da doença, que tem vivido dias áureos em Coimbra.

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicita-se a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério da Saúde, as seguintes questões:

 

  1. Prepara-se e/ou prevê o CHUC o encerramento do serviço de urgência do Hospital Geral dos Covões? Se sim, para quando?

  2. Porque é ampliado o serviço de urgência nos sobrecarregados HUC, havendo melhores alternativas no concelho, como é o caso do HGCovões?

 

 

covoes22