Imprimir

20230400 omunicado aquinos

ÉS TU QUE PRODUZES A RIQUEZA! É PRECISO DISTRIBUI-LA COM JUSTIÇA
Aos trabalhadores dos AQUINOS

Os ritmos de trabalho continuam a ser elevados, sendo das principais causas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

O PCP alerta para a dupla exploração de que és vítima.

Apesar dos elevados lucros - o Grupo Aquinos, que no distrito aparece classificado em nono lugar, tem uma prática de baixos salários, no geral não vão além do ordenado mínimo, sem carreiras, categorias profissionais e com polivalência de funções.

Devido a estas condições de trabalho tem havido saída de muitos trabalhadores, que procuram melhores condições de trabalho, melhores salários e um tratamento mais digno.

O trabalho repetitivo e os elevados ritmos de trabalho e outros factores, como acidentes de trabalho, fazem com que muitos trabalhadores sejam afectados por doenças profissionais.

Quando os atestados médicos indicam que deve ser atribuído outro tipo de trabalho ou serviços melhorados a determinado trabalhador, a empresa ou se recusa ou procura arrastar a decisão.

Tem havido grande instabilidade na secção da costura devido à opção pela importação de capas (com prejuízo para qualidade) que tem conduzido à deslocação de trabalhadoras para outras funções, por vezes sem informação e formação adequada.

Ou seja a empresa está a substituir produção nacional por importação contribuindo desta forma também para.o empobrecimento do país.

Existem trabalhadores que são chamados individualmente para assinarem acordos, notas de serviço, por exemplo mudança de postos de trabalho ou advertências a quem não são fornecidas cópias a que legalmente tem direito.

A empresa em vez do aumento real dos salários usa e abusa dos prémios, utilizando critérios a seu belo prazer, como forma de intensificar a exploração.

Se os trabalhadores estiverem de baixa ou se, por picagem errada, acumularem 4h injustificadas, já não recebem os prémios.

Foi retirada a meia hora de refeição integrada no horário de trabalho que os trabalhadores por turnos tinham até 2020. Em vez de lhe reduzirem o horário de trabalho ainda o aumentaram, intensificando a exploração.

Maquinas de venda de produtos alimentares tem por vezes produtos fora de validade, ou impróprios para consumo e com falta de higienização, com café de fraca qualidade.

Não tem de continuar a ser assim, unidos e organizados é possível reivindicar direitos e melhores salários.

AUMENTO DO SALÁRIO
que reponha o poder de compra e faça
FACE AO ESCANDALOSO E
ESPECULATIVO AUMENTO DO CUSTO DE VIDA!

 

MAIS FORÇA AOS TRABALHADORES