Imprimir

Imagem WhatsApp 2024 01 17 às 11.20.17 f27345bf

Activistas da CDU, onde esteve presente Fernando Teixeira, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, contactaram com pais e profissionais das creches de Coimbra. As creches visitadas foram "O Caracol",nos CHUC, S. Miguel, em Eiras, e a Creche dos SASUC, em Coimbra.

As crianças, as famílias e o país precisam de uma Rede pública de creches. O alargamento do acesso a creches gratuitas, é resultado da proposta, persistência e iniciativa do CDU.

Por proposta da CDU, a gratuitidade das creches começou em 2020 a ser aplicada às crianças das famílias mais carenciadas, abrangendo cerca de 30 mil crianças. Em outubro de 2021, a CDU propõe medidas para o alargamento da gratuitidade das creches e soluções equiparadas, o qual previa a criação de uma rede pública de creches. Esta medida abrangeu em 2023 cerca de 60 mil crianças.

A proposta da gratuitidade das creches e do alargamento das vagas para todas as crianças não constava do programa do PS só a insistência da CDU impôs. Esta necessidade das crianças e das famílias encontrou sempre por parte do Governo e do PS adiamentos, protelamentos e pretextos para limitar o número de crianças abrangidas.

A par da defesa da gratuitidade da creche, a CDU tem igualmente defendido que as creches não devem apenas dar uma resposta social, mas também uma resposta educativa de qualidade.

Limitações na oferta de lugares nos equipamentos públicos e IPSS restringem a universalização dos equipamentos, sendo necessário para alcançar a universalização a duplicação da capacidade instalada.

Imagem WhatsApp 2024 01 17 às 11.43.26 7febb818

Por isso a CDU tem defendido a criação de uma rede pública que permita, no prazo correspondente aos quatro anos de uma legislatura, assegurar essas 100 mil vagas. A CDU propõe a alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo, e legislação conexa, integrando as idades dos 0 aos 3 anos no sistema educativo, sob tutela do Ministério da Educação, competindo ao Estado a garantia da universalidade e gratuitidade da oferta pública.

A CDU defende também que o horário do estabelecimento deve ser flexível e ter em conta as necessidades das famílias, mas respeitando sempre o superior interesse da criança.