Imprimir

20240513 exposição karl friedrich e vladimir web

De 13 de Maio a 13 de Junho de 2024, estará patente no Espaço 25 a exposição “Karl, Friedrich e Vladimir” com Cartoons e Banda Desenhada de Vladimiro Vale. Os desenhos expostos partem das obras e das figuras de Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Ilich Ulianov, transpondo-as para a actualidade política, para o quotidiano familiar e do dia a dia.

Vladimiro Vale nasceu em Castelo Branco, é formado em Engenharia de Produção Animal, é dirigente do PCP, ornitólogo amador e rabiscador compulsivo.

1. Encontrar humor na obra de Marx, Engels e Lenine. Uma proposta provocatória?

Engels ajuda-nos a responder. É que Engels também era cartunista! As suas caricaturas dos jovens Hegelinanos e do anarquista Max Stirner têm sido reproduzidas até aos dias de hoje. O próprio Marx tentou publicar um cartoon de Engels que retratava Friedrich William IV e a burguesia Prussiana.

Pelos vistos, também Lenine apreciava um bom cartoon. Após receber um cartoon de Yelena Stasova a propósito do seu 50º aniversário, Lenine agradeceu, valorizou e partilhou com os seus convidados. São também conhecidos os desenhos e tiras de Nikolai Bukharin (prestigiado economista) retratando dirigentes soviéticos.

2. Que utilidade tem o Cartoon e a Banda Desenhada? Engels ajuda-nos a responder.

Numa carta a Marx em 1844, Engels dá nota de que tem estado em Elberfeld onde se tem cruzado com vários comunistas de que nunca tinha ouvido falar. Com humor diz “Onde quer que se vá, não se dá um passo sem tropeçar num comunista” e avisa Marx “um fervoroso comunista, um cartunista, e aspirante a pintor histórico de nome Seel irá para Paris nos próximos dois meses. Vou direcioná-lo para ti.. pode ser útil como cartunista”.

3. A inevitabilidade de fazer desenhos!

A banda desenhada e o cartoon permitem contar histórias num meio acessível, ao mesmo tempo podem ajudar a esquematizar, a sintetizar, a compreender. Horas e horas de reuniões, com uma grande diversidade de camaradas, fornecem material inesgotável. Conseguir uma história em que o bordão esteja no desenho, é uma fonte de satisfação enorme. Para além de tudo o Karl Marx é um personagem muito reconhecível e fácil de desenhar, o que torna o acto irresistível.

4. “Keep it simple, do it fast”.

As muitas tarefas (e alguma falta de arte) obrigam a manter os desenhos simples e a executar com rapidez. O lema do Punk ajuda a justificar a forte possibilidade de que, na eterna batalha entre forma e conteúdo não exista vencedor. (Podemos sempre dizer que somos contra essas velhas dicotomias).

5. Mas a luta é uma coisa séria!

É, mas como diz o camarada Álvaro Cunhal no Partido com Paredes de Vidro: “Que ninguém tenha vergonha de ser feliz. Além do mais porque a felicidade do ser humano é um dos objectivos da luta dos comunistas.”

 

Fontes:

https://thecharnelhouse.org/2015/04/22/cartoon-commies/#more-25595