Dia 12 de Novembro, quinta-feira, pelas 17h30, realizar-se-á uma iniciativa de descerramento de placa no local de nascimento de Álvaro Cunhal. A iniciativa contará com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP.
Álvaro Cunhal nasceu em Coimbra a 10 de Novembro de 1913, histórico militante e dirigente comunista, lutador anti-fascista, combatente pela liberdade, a democracia e o socialismo. Ainda jovem assumiu a militância revolucionária e a opção da luta pelos direitos dos trabalhadores.
Revelou uma tenacidade, abnegação e coragem raras, resistiu à clandestinidade e a longos anos de prisões, às torturas e ao isolamento. Interligou a sua intervenção política com um apaixonado interesse por todas as esferas da vida, nomeadamente a arte e a cultura, expressas no plano do romance, do ensaio e do conto e nas artes plásticas.
Com uma intensa e directa intervenção em todo o processo de transformação política, económica e social da revolução do 25 de Abril de 1974 e depois na sua defesa, quer enquanto Secretário-Geral do PCP, quer como Ministro sem pasta, deputado da Assembleia Constituinte e da Assembleia da Republica e membro do Conselho de Estado.
Secretário-Geral do PCP entre 1961 e 1992, figura ímpar da história moderna portuguesa que honra a cidade de Coimbra.