Imprimir

20111025_luta_cantinas_hotelaria.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A DORC do PCP manifesta a sua solidariedade para com as trabalhadoras das cantinas das escolas da região centro que, no dia 25 de Outubro, cumpriram um dia de Greve. Mais de 200 trabalhadoras manifestaram-se junto à Direcção Regional de Educação do Centro em Coimbra, contra a precariedade, por melhores salários e por mais horas nas cantinas.

  

A GERTAL, concessionária do serviço de fornecimento de alimentação às escolas às escolas da região, recorre a empresas de trabalho temporário para recrutar trabalhadores para desempenhar tarefas permanentes nas cozinhas das escolas públicas da região centro do país. Os contratos destes trabalhadores são de apenas 8, 10, 12 , 15 e 20 horas semanais. Estas mulheres trabalham à peça a receber salários muito baixos quando existem todas as evidências de que deveriam ter um horário completo de 40h semanais.

As necessidades permanentes das escolas com funcionários são muito significativas e os ritmos e condições de trabalho destas trabalhadoras são muito desgastantes com consequências óbvias na qualidade do serviço. Para além disto, a GERTAL terá acordado com o Ministério da Educação a diminuição do número de trabalhadores e do horário de trabalho. Decisão inaceitável para os trabalhadores e para a qualidade da alimentação servida nas escolas públicas.