Imprimir
 
20140827_contacto_com_comerciantes.jpg
 
Uma delegação do PCP com o vereador da CDU, Francisco Queirós, fez uma ronda de contactos pelos comerciantes da baixa de Coimbra. Os objectivos destes contactos foram expor as posições do PCP sobre o sector e poder aprofundar o conhecimento dos problemas e preocupações dos comerciantes, em particular a propósito da construção de uma nova grande superfície na Baixa de Coimbra.

O PCP tem vindo, ao longo dos anos, a denunciar os efeitos da proliferação de grandes superfícies no pequeno comércio, bem patentes no processo de concentração do capital nos grandes grupos de distribuição à custa da falência de milhares de pequenos estabelecimentos. A grande maioria dos comerciantes acompanham esta posição do PCP e têm bastantes preocupações sobre os efeitos da instalação, na baixa, deste tipo de superfície.

Por outro lado muitos comerciantes acompanham a posição do PCP sobre a necessidade de um plano de reabilitação urbana da Baixa de Coimbra. A ausência de medidas neste sentido tem aprofundado a degradação urbana e o afastamento das pessoas. Também a cicatriz aberta pelas obras do Metro e a nova lei para o sector, nomeadamente com a possibilidade de haver 4 meses de saldos, têm concorrido com a crise e falta de poder de compra para aprofundar os problemas deste sector.