20110110_jantar_montemor.jpg

Jerónimo de Sousa participou em várias iniciativas no distrito de Coimbra. No inicio da tarde, visitou os estaleiros do Figueira da Foz onde realçou a importância do investimento no aparelho produtivo do país.

A empresa tem 66 anos de existência, durante este percurso,construiu cerca de 280 barcos para pesca e cargueiros de pequeno porte. Atingiu cerca de 300 Trabalhadores. Hoje apenas conta com 55 trabalhadores no quadro.

Empresa que atravessa dificuldades, corre risco de encerrar, com repercussões negativas no emprego e no desenvolvimento regional. Em Outubro de 2007, durante uma visita do Partido, os Estaleiros Navais do Mondego (ENM), encontravam-se em processo de aquisição por parte de um investidor espanhol, a intenção da empresa era «aumentar a produção de barcos de médio calado» e na duplicação dos actuais 100 postos de trabalho directos.

Desde essa data o estaleiro dedicou a sua actividade à construção de blocos para navios e apenas construiu um barco. A empresa trabalhou sempre “à peça” - fazendo partes de navios e nunca navios inteiros. Na verdade este estaleiro tem uma história de existência ligada à cidade e ao mar, esta realidade não pode estar de fora na discussão sobre o futuro do Estaleiro. Esta situação não pode ser desligada das políticas de direita que têm desmantelado o sector produtivo nacional, e nomeadamente de opções erradas no desmantelamento da frota de pesca e da marinha mercante nacional.

Jerónimo de Sousa reuniu ainda  com a União dos Sindicatos da Figueira da Foz onde se abordou a situação social, laboral e económica do Concelho da Figueira da Foz e constatou que os traços são coincidentes com a situação vivida no país, com aumento do desemprego, que atingiu os 4000 trabalhadores em 2010 e aumento da precariedade laboral com mais de 50% dos trabalhadores do concelho têm vínculos precários.

O Secretário-geral do PCP esteve, ainda, em Montemor-o-Velho num jantar de apoiantes da candidatura de Francisco Lopes onde reafirmou a singularidade desta candidatura na defesa da produção nacional.