p1050890.jpg

O Candidato a Presidente da República - Edgar Silva – deslocou-se ao concelho da Lousã onde contactou com Movimentos que defendem o Ramal da Lousã. Há anos privados de um importante meio de transporte ferroviário de ligação à cidade de Coimbra e ao resto de País, os movimentos reivindicam a reposição, modernização e electrificação da linha, contestam a implementação de qualquer solução de metro ligeiro, por não se ajustar à realidade da zona de montanha, e porque significaria a perda de ligação à rede ferroviária nacional e a perda da possibilidade de transporte de mercadorias. Os utentes exigem ainda a extinção da empresa Metro Mondego e do projecto que ela representa. Deram exemplos de modernização de linhas no país provam que a solução ferroviária é mais barata, mais segura e mais adequada às necessidades das populações. Edgar Silva valorizou a luta das populações, assumindo-se solidariamente ao lado da reivindicação dos utentes pela reposição do Comboio e alertou que é agora o momento de recolocar as reivindicações das populações na ordem do dia.

Edgar Silva deslocou-se ao concelho de Soure onde participou num almoço de apoiantes, onde interveio também o Mandatário distrital da candidatura Mário Nogueira. De seguida uma delegação da candidatura deslocou-se ao lugar de Bonitos onde reuniu com a comissão de luta contra a exploração de Caulino. A sala da Associação recreativa de Bonitos encheu para transmitir ao candidato as preocupações com a possibilidade de vir a existir uma exploração de caulino a escassos metros das zonas habitadas. O governo PSD/CDS, no quadro de alienação dos recursos minerais do País na sequência do pacto assinado com a troika, atribuiu ao desbarato concessões de extracção de minerais. No distrito de Coimbra foram concessionados centenas de hectares destinados à extracção deste mineral em vários concelhos, sem qualquer estudo ou avaliação do impacto ambiental. Existem várias preocupações nomeadamente com os lençóis freáticos, com o impacto do pó da extracção nas actividades agrícolas e florestais, assim como o impacto na qualidade de vida, dado que grande parte da exploração fica muito próxima da zona habitacional. O candidato valorizou a unidade da população que não abdicou de exercer o seu direito de participação e desta forma afirmou a democracia. Este é mais um exemplo de sobreposição de interesses económicos sobre a Natureza, deixando um rasto de danos humanos e ambientais. Para uma responsável utilização dos recursos nacionais, o Estado não se pode demitir das obrigações de planificar, coordenar, vigiar e sancionar, tal como prevê o texto constitucional.

O candidato às eleições para Presidente da República - Edgar Silva - participou numa sessão pública em Coimbra na casa Municipal da Cultura, onde teve oportunidade de afirmar a forma como vê o exercício dos poderes do Presidente da República – que podem e devem ser usados ao serviço da ruptura com o rumo das últimas décadas e para influenciar um rumo de desenvolvimento, justiça e progresso social para Portugal. Afirmou ainda o comprometimento desta candidatura com os valores de Abril, com os trabalhadores e com o povo, para impulsionar o caminho do desenvolvimento, da Justiça e do progresso social, da soberania e independência nacionais. Apelou à mobilização de todos para que com a sua intervenção e voto possam impedir a continuação do percurso de comprometimento com a política de direita e de confronto com a Constituição da República que tem caracterizado os últimos anos.

A Candidatura de Edgar Silva - Distrito de Coimbra

p1050896.jpg