joomla templates top joomla templates template joomla

Caros Camaradas

Uma saudação fraterna a todos vós!

No intervalo que decorreu desde o último congresso, a Organização Regional de Coimbra realizou a sua IX Assembleia, momento importante que demonstrou a unidade e coesão do Partido no Distrito, e permitiu o aprofundamento da análise dos problemas da região e das linhas a desenvolver para os superar. Reafirmou a necessidade de reforço do Partido e da sua intervenção e da dinamização da luta dos trabalhadores e das populações como condições decisivas para a concretização de um rumo alternativo para o distrito e para o País.

O Organismo de Direcção, com membros ligados às empresas e locais de trabalho do distrito, ao Movimento Sindical Unitário e organizações representativas dos trabalhadores, ao movimento associativo e popular e às áreas da cultura, assim como, membros do Partido ligados às organizações nos concelhos do distrito. A nova composição da DORC do PCP correspondeu também a um esforço de renovação e rejuvenescimento.

A influência política e social do Partido no país e no distrito vai muito para além da sua expressão eleitoral. Valorizando-se o papel central da intervenção unitária para o alargamento da luta de massas. O reforço do Partido numa dada empresa ou sector contribui para o fortalecimento da estrutura sindical, o mesmo se passando com os movimentos dos reformados, da paz, estudantil, de agricultores, do mundo da cultura.

cong fq

 

Em Coimbra, o Partido tem contribuído para o objectivo do reforço da organização nas empresas e locais de trabalho. Estabelecemos como objectivo a criação de 8 células, das quais já 4 reuniram, a Célula dos Trabalhadores das Grandes Superfícies, Célula da Universidade de Coimbra, Célula do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, Célula das Escolas, tendo ainda encontrado responsáveis do acompanhamento de células ou já existentes, e que têm tido um papel importante, com na Navigator, Transdev, EDP, Hospitais da Universidade de Coimbra e Câmara de Coimbra.

No distrito a intervenção e a luta do PCP tem sido insubstituível.

Na denúncia e combate à exploração e à precariedade laboral. Acompanhando e incentivando importantes lutas dos trabalhadores do Distrito.

Na exigência da conclusão da obra hidroagrícola do Baixo Mondego e de preços justos à produção agrícola; na reivindicação de medidas de apoio à produção industrial; na exigência de apoios às vítimas dos incêndios e ao restabelecimento da capacidade produtiva das zonas afectadas; no alerta para as consequências para o comércio tradicional da abertura de grandes superfícies comerciais.

Na luta contra o encerramento, privatização e destruição de serviços públicos, hospitais, maternidades, centros de saúde, escolas e estações de correio; pela reivindicação de serviços de cuidados continuados no SNS.

Os sucessivos governos PS, PSD e CDS degradaram a capacidade dos serviços de saúde em Coimbra. A falta de investimento é transversal e levou à degradação dos cuidados de saúde primários e ao encerramento de muitas unidades de proximidade. Opções de favorecimento ao negócio privado da doença, em expansão na região de Coimbra, não estão desligadas dos sucessivos ataques levados a cabo ao SNS.  A fusão dos Hospitais de Coimbra, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, como o PCP denunciou, resultou na degradação dos serviços, no desmantelamento de equipas multidisciplinares e na perda de valências e capacidade e na degradação de várias unidades, em particular, do Hospital dos Covões.

O PCP teve um importante papel na luta que travou a transformação da Universidade de Coimbra em fundação de direito privado. E tem um papel importante na denúncia, em particular, das consequências da degradação da democracia nas instituições, fruto do RJIES, e do alto nível de precariedade entre profissionais.

Na reivindicação persistente de transportes públicos acessíveis a todos.  Afirmando a defesa da Estação Nova em Coimbra, lutando pela reabertura dos Ramais Ferroviários da Lousã e da Pampilhosa e melhoria do Ramal de Alfarelos e defendendo os SMTUC e a melhoria das acessibilidades.

cong bc

 

Camaradas:

O PCP, Partido com um século de história, é um Partido do nosso tempo e o Partido para a construção de uma sociedade livre da exploração do Homem pelo Homem.

Como afirmou Álvaro Cunhal «O ideal comunista é para nós não só um projecto para o futuro, mas um ideal cuja concretização se prepara e desenvolve numa atitude de reflexão, de crítica, de intervenção, de luta incessante e convicta para transformar o presente».

 Ao nosso Partido, diremos como Neruda: “Deste-me a fraternidade com os desconhecidos. /Juntaste a mim a força de todos os que vivem. (…) Deste-me a liberdade que não tem quem está só. (…) Fizeste-me ver a claridade do mundo e como é possível a alegria. /Fizeste-me indestrutível pois contigo não termino em mim próprio.”

Estes são tempos de agudização da raiva, do ódio de classe contra os trabalhadores e os comunistas.

Mas “eles” sabem que os comunistas não se rendem. E sabem que aqui estamos e estaremos para edificar uma sociedade sem classes, no firme e determinado propósito de construir uma terra sem amos!

 “Por estarmos sempre onde está /o povo trabalhador/ pela diferença que há/ entre o ódio e o amor. /Pela certeza que dá/ o ferro que malha a dor/ pelo aço da palavra/ fúria fogo força flor/ por este arado que lavra/ um campo muito maior”, nas palavras de Ary.

Viva o XXI Congresso!

Viva a JCP!

Viva o Partido Comunista Português!

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg