joomla templates top joomla templates template joomla

20180303 encontro de eleitos cdu coimbra

Realizou-se o Encontro de Eleitos da CDU do Concelho de Coimbra. Tratou-se de uma reunião de trabalho com os objectivos de realizar um balanço do início de mandato, trocar experiências de intervenção e perspectivar linhas de trabalho para o mandato.

O encontro analisou o quadro político resultante das eleições autárquicas, em que a CDU se confirmou como importante força de esquerda no Poder Local em Coimbra, apesar das linhas de desvalorização, silenciamento e ocultação.

Para a construção do resultado da CDU mostrou-se determinante o processo construção de listas nas freguesias, pelo que o encontro apontou como linhas de trabalho manter e aprofundar o funcionamento colectivo das equipas formadas nas freguesias e nas listas municipais, valorizar os programas eleitorais como guia de acção dos eleitos, desenvolver linhas de comunicação com as populações e aliar a intervenção nos órgãos ao incentivo da luta das populações.

20180303 encontro de eleitos cdu coimbra 2

No início do mandato a CDU confirmou-se como força com iniciativa própria, refletindo o seu lema Trabalho, Honestidade e Competência e o seu projecto bem distinto do das restantes forças políticas que teve reflexos:

Na valorização dos serviços públicos, a CDU teve intervenção na luta pela defesa dos serviços de saúde, contra encerramento da Estação dos CTT da Praça da República, na denúncia e proposta em torno das refeições escolares.

Na defesa do Transporte Público de qualidade e acessível, defendendo o carácter público dos SMTUC, a sua valorização e reforço de meios, e melhorias e alargamento das carreiras a todas as freguesias.

Na dignificação dos trabalhadores, a CDU teve intervenção na defesa dos trabalhadores, combatendo e denunciando situações de precariedade, exigindo condições de trabalho, como foi exemplo da intervenção da CDU sobre os Bombeiros Sapadores de Coimbra ou dos trabalhadores dos SMTUC e a solidariedade com a luta das trabalhadores da ICA, entre outros.

Na defesa do Poder Local, a CDU manteve a sua linha de pela reposição e valorização das freguesias enquanto órgão de proximidade, na defesa do regular funcionamento dos órgãos autárquicos e da sua abertura à participação das populações.

Na defesa do planeamento urbanístico não sujeito aos grandes interesses, do que se destaca a intervenção em torno da chamada “Via Central”.

Na defesa da cultura enquanto direito e na defesa do ambiente e qualidade de vida e das Micro Pequenas e Médias Empresas.

Nas áreas de competências municipais delegadas à CDU foram tomadas medidas e iniciados programas para a melhoria das habitações nos bairros municipais, planificaram-se acções e medidas para manter e consolidar avanços na política de bem-estar para os animais.

Num quadro em que a evolução da situação política nacional continuaa ser marcada pela contradição de fundo entre os elementos positivos que, pela luta dos trabalhadores e do povo e a intervenção do PCP e do PEV, foram conseguidos na defesa, reposição e conquista de direitos e os problemas estruturais causados pela política de direita e pelos constrangimentos externos que por opção do Governo do PS continuam a amarrar o País e a impedir o seu desenvolvimento soberano, importa aliar a intervenção local, à luta dos trabalhadores e das populações, para criar condições para ir mais longe na resposta aos problemas do País, romper com a política de direita, dar corpo à alternativa e assegurar um governo capaz de a realizar.

20180305 97 aniversário do PCP

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_1.jpg

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_2.jpg

20160910_universidade_fundao.jpg