À semelhança do resto do país, também em Coimbra o SNS tem vindo a ser alvo de ataques e sucessivas perdas de valências e especialidades ao longo dos últimos tempos. A fusão dos três centros hospitalares, criando o serviço megalómano do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, veio resultar numa sobrecarga de serviços, com menos profissionais, menos meios materiais, menos valências, equipas destruturadas e encerramento de várias unidades de saúde. O resultado é o que já se esperava: filas na urgência, listas de espera insufladas, recurso a sucessivas soluções improvisadas para responder a esta sobrecarga, como sejam os contentores que vêm sendo instalados no perímetro hospitalar.

cong fc

Ao mesmo tempo crescem como cogumelos vários grupos privados, tentando compensar o que fechou no serviço público, numa estratégia concertada, onde quem fica a perder são os utentes e os trabalhadores e se nega o acesso a cuidados de saúde dignos a todos.

Os comunistas do CHUC têm vindo a intervir no sentido de denunciar que a degradação dos serviços públicos está fortemente associada à degradação das condições de trabalho destes trabalhadores, com uma imensa sobrecarga de trabalho, baixos salários, parco acesso a equipamentos de protecção individual que os protejam. A falta de profissionais que já havia nos anos anteriores agravou-se com a situação actual, os internamentos estão com menos de metade dos profissionais e todos os dias são retirados para o Covid; as escalas todos os dias sofrem alterações; horários de 12 horas; férias não gozadas. Os profissionais estão esgotados; muitas vezes estão a chegar a casa e já estão a pedir para voltar outra vez porque o colega ficou doente, ficando sem qualquer tempo para estar com a sua família.

O PCP apresentou na Assembleia da República um Projecto de Resolução para a reversão do processo de fusão dos Hospitais de Coimbra integrados no CHUC, mantendo os actuais serviços e valências e recuperando os perdidos no Hospital dos Covões. A construção da Nova Maternidade nos terrenos do H. Covões é também uma prioridade, sendo hospital de referência com todas as valências para uma prestação de serviços de excelência. Estes projectos têm vindo a ser rejeitados sucessivamente.

Valorizar e defender os trabalhadores é valorizar e defender os serviços públicos. Continuaremos a lutar por serviços de saúde dignos em Coimbra, o que passa inevitavelmente por um reforço do Serviço Nacional de Saúde.

Viva o XXI Congresso do PCP!

Viva o PCP!