joomla templates top joomla templates template joomla

 

20130400_reunio_cdu_sprc_web.jpg

 

Uma delegação da CDU com Francisco Queirós, 1º candidato à Câmara Municipal de Coimbra, reuniu com o Sindicato dos Professores da Região Centro. O objectivo da reunião foi o de aprofundar o conhecimento dos problemas da educação no concelho, assim como dar a conhecer o trabalho da CDU sobre esta matéria.


Durante a reunião, onde participou o Coordenador do SPRC, Mário Nogueira, foram abordados os problemas decorrentes do ataque à escola pública levado a cabo pelos sucessivos governos,  particularmente os problemas com incidência concelhia como a rede escolar em Coimbra, a grande pressão do ensino privado, a tentativa de municipalizar a educação com os riscos que comporta e o fraco funcionamento do Conselho Municipal de Educação.

O encerramento de escolas degradou a qualidade de ensino e obrigou à deslocação de centenas de alunos, à redução de número de professores e tem funcionado como factor de despovoamento de algumas zonas e freguesias do Concelho. O encerramento de escolas conduz à concentração de alunos, o que deteriora o acompanhamento no período lectivo e a qualidade da escola pública. Em Coimbra, o ministério tem vindo a preparar o encerramento de mais escolas, nomeadamente do falado encerramento da Escola EB23 Silva Gaio, o que é totalmente inaceitável. Esta deterioração da rede pública de ensino tem favorecido os mais de 10 colégios privados actuam na área do concelho de Coimbra.

Coimbra tem uma rede de Educação Pré-escolar muito deficitária, nomeadamente na Cidade, onde a oferta é quase exclusiva de IPSS e privada, o que contribui para acrescentar mais encargos para as famílias.

A tentativa de transferir competências da educação para as autarquias é grave. Esta transferência não é acompanhada pela respectiva transferência de meios e coloca mais uma pressão no sentido da privatização da educação, tal como aconteceu com as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). As AEC tendo sido transferidas para as autarquias, foram rapidamente concessionadas a empresas privadas, com prejuízos para a qualidade e para os professores, com as empresas a garantirem lucros à custa dos baixos salários.

O Conselho Municipal de Educação não tem sido devidamente valorizado pela maioria PSD/CDS. O funcionamento irregular não permite o acompanhamento dos problemas do concelho. O desrespeito pelas suas decisões e opiniões desvalorizam um órgão que, potencia a participação na tomada de decisões por parte da autarquia e que poderia ter um contributo importante para a resolução de problemas concretos da educação no concelho.

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg