joomla templates top joomla templates template joomla

arganil concelhio capa

FUTURO DE CONFIANÇA,
TRABALHO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA

A CDU é uma voz insubstituível nos órgãos autárquicos em Arganil. O projecto autárquico da CDU baseia-se na valorização do Poder Local Democrático, da participação popular, de promoção do desenvolvimento, do ambiente, da produção local, do transporte público, da cultura e do desporto, mas também de valorização dos trabalhadores e dos serviços públicos.

As políticas de direita de PS, PSD e CDS revelaram falta de visão estratégica de desenvolvimento e medidas que favorecem interesses de grandes grupos. Hoje temos um Concelho mais pobre, envelhecido, com desemprego elevado, baixos salários, despovoamento, emigração e diminuição da natalidade.
A CDU defende o desenvolvimento baseado no investimento público, na valorização dos serviços públicos, no apoio ao comércio tradicional, ao ordenamento da floresta e à agricultura familiar.

A CDU propõe a criação de uma equipa multidisciplinar para a elaboração de um “PROGRAMA DE DESENVOLVIMETO ESTRATÉGICO PARA O CONCELHO” capaz de:
- planificar a captação de investimentos inovadores capazes de criar riqueza no concelho e de atrair e fixar população.
- trabalhar com as associações comerciais e empresariais para elaboração de um plano de industrialização do Concelho.
- Apostar na produção local, valorizar a floresta, a agricultura familiar e apostar em novas culturas, articulando com Associações Agrícolas.
- Apostar em equipamentos de dinamização da actividade turística.

arganil cartaz

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, ORDENAMENTO FLORESTAL, PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS. A CDU defende outra política de ordenamento do território liberta dos interesses económicos e baseada no planeamento e no respeito pelo equilíbrio ecológico.
.
O concelho ainda não recuperou do trauma provocado pelos incêndios de 2017. A CDU bateu-se pelo apoio às vítimas e lesados e pelo restabelecimento da capacidade produtiva após os grandes incêndios.
.
A CDU defende a valorização do preço da madeira, combate a diminuição de áreas agrícolas, e defende medidas que contenham as monoculturas.
.
A CDU defende os Baldios e o seu uso e gestão pelos povos, com os apoios necessários e a efectivação do Cadastro Predial Simplificado.
.
A CDU lutará pela atribuição de mais meios públicos – humanos, técnicos, financeiros e materiais – às estruturas do Estado que intervêm na floresta.
.
A CDU lutará pela diversificação das culturas e dos usos da floresta, como a potenciação da cerejeira (Cepos, Sobral Gordo, Soito da Ruiva, Serra da Aveleira, Nogueira, Cerdeira, Vinhó, etc.), da apicultura, da criação de ovinos e caprinos, etc.
.
A CDU defende medidas de valorização e aproveitamento de produtos de limpeza florestal, aproveitamento de biomassa e a criação de mais brigadas de sapadores florestais.
.
As Associações Humanitárias de Arganil e Coja têm que ver assegurados os meios necessários ao seu cabal desempenho. A CDU defende a avaliação e prevenção dos riscos e redução das suas consequências para a população.
benfeita cartazpng

SERVIÇOS MUNICIPAIS. A defesa dos serviços municipais passa pela valorização dos seus trabalhadores e condições de trabalho.
CDU sempre com os trabalhadores. Nas autarquias: Garantia de condições de trabalho, incentivo à progressão das suas carreiras pelo recurso à opção gestionária. Aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade, reconhecendo a todos o mais alto nível que a lei permite e lutar pelo seu alargamento.
cerdeira cartazpng

AMBIENTE. A CDU lutará pela água pública, por meios para o controlo da poluição dos rios e ribeiras, pela monitorização e intervenção nos cursos de água do Concelho de Arganil.
.
A CDU combaterá a degradação ambiental do Vale do Alva, agravada, em parte pelo facto da mini-Hídrica de Avô e de Rei de Moinho não respeitarem a obrigação de restabelecer o caudal ecológico.
.
A CDU lutará pela eliminação de lixeiras, criação de ecocentros para recolha de lixos-não-domésticos.
coja cartazpng
SAÚDE. O Serviço Nacional de Saúde e os seus profissionais deram uma excelente resposta às situações criadas pela epidemia, mas é preciso lutar pelo SNS.
A CDU defende os serviços de proximidade e lutará pelos meios necessários (financeiros, humanos e materiais) para recuperar as consultas, os tratamentos e os exames em atraso
FOLQUES
EDUCAÇÃO E ENSINO Defesa da valorização da Escola Pública. Estimular a cooperação com as Escolas. Construção, apetrechamento e manutenção dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do ensino básico, abandono escolar, transportes escolares, gestão de refeitórios, comparticipação no apoio às famílias e crianças carenciadas, etc.

pomares cartaz

ACESSIBILIDADES. A CDU lutará por uma ligação digna entre Arganil e Coja pela criação de uma via rápida. As obras deixou-a mais estreita, insegura e perigosa;
.
A CDU defenderá a conclusão do IC6 com ligação à Covilhã e Celorico da Beira;
É urgente dotar o aeródromo de Coja com as condições necessárias à sua utilização regular;
.
A CDU defende a eliminação de barreiras arquitetónicas, condição essencial para o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência.
.
ACÇÃO SOCIAL. A CDU defende parcerias em programas e projetos de ação social, designadamente de combate à pobreza e exclusão social e apoio ao funcionamento de jardins-de-infância, lares e centros de dia para idosos e centros para deficientes.
pombeiro da beira
PATRIMÓNIO E CULTURA. É preciso trabalhar com o movimento associativo e com as colectividades no sentido de fomentar a criação e fruição cultural.
.
É preciso criar de itinerários que convidem a viajar pelo Concelho e conhecer importantes sítios arqueológicos (Lomba do Canho (Dólmen e o Acampamento Militar Romano) e Chãs de Égua) e naturais de grande beleza (Fraga da Pena, Mata da Margaraça, Monte Alto, Vale do Alva, etc.), património edificado (Capela de S. Pedro e Póvoa da Rainha Santa, Quinta do Mosteiro, Piódão, Sanguinheda, Vila Cova de Alva, Teatro Alves Coelho, etc.).

SARZEDO CARTAZ

Em Arganil. CDU - Força de Abril a construir o Futuro|

secarias cartazvila cova cartaz

CÂMARA MUNICIPAL
José Tiago Almeida
Foi técnico superior, principal do Município de Arganil. Foi membro dos Corpos Gerentes do Distrito de Coimbra do STAL, Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, durante cerca de 25 anos, Foi membro de corpos gerentes de várias associações.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Dora Lemos
É Artesã e trabalha na Agricultura Familiar no concelho de Arganil. Tem o curso técnico-profissional de Contabilidade, Gestão e Administração de Empresas. Trabalhou na Administração Local, foi delegada Sindical do STAL. É activista dos direitos das mulheres, da causa ambiental e animal.

arganil concelhio interior WEB

CÂMARA MUNICIPAL
JOSÉ TIAGO ALMEIDA
Mª CELESTE DE ALMEIDA FERREIRA
ANTÓNIO GONÇALVES DA SILVA
JOSÉ ANTÓNIO ALVES NUNES
ANA RITA LIGEIRO FERNANDES
PEDRO MIGUEL SIMÕES TIAGO
CARLOS JOSÉ DE ALMEIDA LOPES
SUSANA FERNANDES PINHEIRO
NUNO FILIPE DOS SANTOS LEMOS
SUSANA ISABEL DOS SANTOS BERTO
.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ARGANIL
DORA SOFIA LOPES LEMOS
ANTÓNIO JOÃO LOPES
ANTÓNIO GONÇALVES DA SILVA
SUSANA FERNANDES PINHEIRO
ANTONIO AUGUSTO ALMEIDA LIGEIRO
PEDRO MIGUEL SIMÕES TIAGO
MARIA CELESTE DE ALMEIDA FERREIRA
NUNO FILIPE DOS SANTOS LEMOS
CARLOS JOSÉ DE ALMEIDA LOPES
ANA RITA LIGEIRO FERNANDES
JOSÉ PEREIRA DAMÁSIO
NUNO MIGUEL ALMEIDA GOMES
PATRÍCIA ALEXANDRA DE FIGUEIREDO,
CESÁRIO PAULO GONÇALVES,
CAROLINA DOS SANTOS LIGEIRO
ANTÓNIO JOSÉ FERREIRA LOUREIRO
MABÍLIA AURORA ANDRÉ SERRA
FERNANDO ALBERTO DE JESUS COSTA
CARLOS GASPAR CASTANHEIRA,
MARIA CELÍNIA DA CONCEIÇAO FERNANDES COSTA
ANTÓNIO MANUEL GAMA DA COSTA
PAULO JOSE FERNANDES ANDRADE
VERA LUCIA ANTUNES DE ASSUNÇÃO
CARLOS MANUEL OLIVEIRA NEVES
MARIA PAULA DA SILVA PINHO
JOSÉ DOS SANTOS COSTA
INES ALVES PEREIRA
MARIA AMÁLIA PANCHA

 

 

 

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg