joomla templates top joomla templates template joomla

cdu FOTO CAMPANHA

A DORC do PCP, reunida a 29 de Setembro, analisou os resultados das Eleições Autárquicas de 2021:

A CDU obtém cerca de 13.500 votos para as Assembleias Municipais correspondendo a 6,31% do total distrital, ficará com representação nos órgãos autárquicos de 11 dos 17 Concelhos do Distrito de Coimbra, com 76 eleitos directos e elege um vereador em Coimbra. Mantém a maioria nas Freguesias de Meruge e Cernache e na União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila

Os diferentes quadros políticos, nos vários concelhos, fazem com que os resultados da CDU não sejam homogéneos. Tendo aumentado de votação em 6 concelhos, os resultados da CDU, obtidos num quadro particularmente exigente, ficam aquém dos objectivos eleitorais traçados, com a perda da vereadora em Soure e a perda de 10 eleitos directos, No entanto, os resultados continuam a confirmar a CDU como importante força de esquerda no Poder Local em Coimbra, conquistando algumas posições onde há muito não tinha eleitos, como é o caso da eleição de um membro da Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares.

A DORC do PCP sublinha que o resultado da CDU é obtido num quadro em que se construíram cenários de intensa bipolarização em alguns concelhos e em que existiu uma sistemática e ostensiva desvalorização das suas candidaturas. Foram inúmeras as peças jornalísticas que ocultaram e, sobretudo desvalorizaram a intervenção, presença e força da CDU. Foram muitas as sondagens que sistematicamente apresentaram a CDU com resultados muito abaixo daquele que se veio a verificar, pelo que não é de subestimar o efeito que terão tido na opção de voto dos eleitores. A desvalorização e ocultação da CDU contrastou com o tratamento de promoção de outras forças políticas.

A DORC do PCP saúda a intervenção das centenas de candidatos e activistas da CDU, militantes do PCP, do PEV e muitos independentes, que desenvolveram uma campanha de contacto directo com as populações, ligando a campanha à resolução dos problemas concretos das freguesias e dos concelhos. Apesar do quadro da evolução da epidemia ter condicionado importantes formas de campanha da CDU e de ter sido uma campanha que não contou com os meios apresentados por outras forças políticas, contando sobretudo com a capacidade dos seus candidatos para chegar às pessoas, esta campanha contribuiu para a afirmação da CDU, do seu projecto e valores em todo o Distrito de Coimbra, criando condições para enfrentar batalhas futuras em defesa dos trabalhadores e do povo.

A CDU continuará a bater-se sob o lema Trabalho, Honestidade e Competência, pelo seu projecto bem distinto do das restantes forças políticas, na valorização dos serviços públicos, na defesa do Poder Local, na dignificação dos trabalhadores, na defesa das Micro Pequenas e Médias Empresas, defendendo a cultura enquanto direito, a água pública, o transporte público, a mobilidade e o planeamento urbanístico não sujeito aos grandes interesses económicos e financeiros, criando condições para se viver melhor no Distrito,

A DORC do PCP reitera ainda que os eleitos da CDU exercerão os cargos públicos norteados pela recusa de benefícios pessoais, seguindo o princípio de não serem prejudicados nem beneficiados no exercício dos seus mandatos, o que é parte integrante da forma distintiva como o projecto autárquico da CDU vê e defende o Poder Local Democrático, conquista de Abril.

Coimbra, 29 de Setembro de 2021

A DORC do PCP

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg