No passado dia 21 de Janeiro último realizou-se, no quadro da campanha leitoral em curso, um encontro entre candidatos e activistas da CDUCoimbra e representantes do Movimento Cívico pela Estação Nova. Na reunião foram abordadas questões relacionadas com a necessidade de manutenção da Estação Nova enquanto ponto essencial de ligação de Coimbra à rede ferroviária nacional; da sua da sua permanência enquanto estação de início e conclusão de percursos que ligam Coimbra a cidades do nosso território; da importância da Estação Nova num plano futuro (e inevitável) de reabilitação do Centro da Cidade.

estacaonova

Foi igualmente abordada a questão do desinvestimento, nas últimas décadas, do transporte ferroviário, essencial à deslocação diária de milhares de passageiros e mercadorias, coincidindo-se na necessidade de reabilitação e expansão de um meio de transporte que se enquadra, desde sempre, nos princípios de boa utilização e preservação dos recursos naturais.

Os candidatos da CDU deram conta da permanente intervenção do PCP e do PEV, no plano autárquico e parlamentar, pela reposição de carris e electrificação dos Ramais da Lousã e da Figueira, da modernização da Linha do Oeste, da valorização da rede ferroviária enquanto serviço público essencial.