Uma delegação de candidatos da CDU por Coimbra, incluindo Manuel Rocha, Paulo Coelho, Laura Tarrafa, Francelina Cruz e Daniel Nunes reuniu com a Direcção e trabalhadores dos Baldios dos Lugares da Extinta Freguesia de Vilarinho, na Lousã.
Para a CDU esta forma de gestão comunitária deve ser protegida e promovida. Exemplo da intervenção dos deputados eleitos pelo PCP e pelo PEV foi a reversão, em 2017, da Lei roubo dos Baldios, protagonizada pelo Governo de PSD e CDS, que colocava em cima da mesa a possibilidade de privatização de terrenos baldios. Foi a CDU a força decisiva na reposição dos direitos dos Compartes.
Os desafios de hoje, na floresta e no Mundo Rural, redobram a importância desta forma de gestão e da proximidade das populações à terra. Mas é preciso também avançar com a criação de novas equipas de sapadores e uma real valorização destes profissionais (carreiras e salários), no reforço e funcionalidade de instituições como o ICNF (para dar resposta às necessidades) e na produção florestal e agrícola, com base nos usos e costumes dos povos.
Os Compartes sabem que podem contar com a CDU!