joomla templates top joomla templates template joomla

20230301 Pergunta arroz vale do pranto web

Os agricultores do Vale do Pranto protestaram pelo facto de as comportas de Maria da Mata (junto à Estação Elevatória do Alqueidão) terem deixado de funcionar há quase 4 anos. Esta situação faz com que as águas salgadas inundem os campos de arroz causando quebras de produtividade, devido à queima o arroz em floração pela água salgada.
Os agricultores alertam para a falta de capacidade da tubagem existente, que substitui as comportas, em casos de chuva muito intensa e demorada pode originar inundações nos campos.
A necessidade urgente da realização do emparcelamento agrícola, aliado ao facto da destruição das comportas e entrada de água salgada nos campos, põe em risco os cerca de 2 mil hectares de arroz.
De uma produção há poucos anos de cerca de 6 toneladas/hectare, neste momento os produtores, em média, apenas produzem 4 toneladas/hectare.
A continuar assim dentro de poucos anos não haverá condições para produzir arroz.
Os agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra reclamam a realização urgente do emparcelamento agrícola, e da rápida construção de novas comportas que impeçam a entrada da água salgada.
A informação dada pela APA indicia que estarão em fase de elaboração do projeto de construção de novas comportas, que ainda terá que ser orçamentado, o que faz os agricultores temerem que a obra apenas avançará daqui a 5 ou 6 anos. Os agricultores alegam não poderem esperar tanto tempo e apelam ao início urgente das obras.
Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Governo:
1. Tem o Governo conhecimento da situação?
2. Que medidas tem previstas para a resolução do problema?


Palácio de São Bento, 1 de março de 2023

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg