jornadas PE 1

De 3 a 6 de Abril decorreram as jornadas dos deputados do Parlamento Europeu no distrito de Coimbra. As jornadas privilegiaram o contacto directo com trabalhadores e populações e a presença em espaços públicos, procurando dar visibilidade a problemas e lutas, integrando-os na linha de trabalho do Partido que visa tomar a iniciativa.

jormadas PE 5

Os deputados contactaram com trabalhadores de empresas como a Dancake, a Aquinos, a CIMPOR, a Cofisa, a Acorfato, entre outras, mobilizando as organizações do PCP no distrito, inclusive antecipadamente, com tarjetas, comunicados e outros materiais de propaganda sobre os problemas gerais ou mais específicos de cada empresa com que os trabalhadores se confrontam. Valorizando a luta organizada em várias destas empresas e os avanços logrados, em todo o lado expressaram o caminho alternativo às políticas de baixos salários, de empobrecimento e precariedade, afirmando a necessidade de aumentos salariais, do controlo e fixação de preços, contrariando o aumento do custo de vida.

jornadas PE 2

Nos contactos com os trabalhadores e utentes dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Hospital Geral dos Covões foram evidentes os efeitos da fusão de vários serviços no Centro Hospital Universitário de Coimbra (CHUC), degradando o serviço prestado, reduzindo valências, externalizando serviços. Processo de fusão que se quer alargar ao Hospital de Cantanhede e ao Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais, na Tocha, em prejuízo das populações e indissociável da proliferação de unidades de saúde privadas para onde se empurram os doentes. Na participada tribuna pública realizada em Coimbra, Sandra Pereira concluiu pelo necessário investimento no SNS e na valorização dos seus profissionais.

jornadas PE 3

A valorização da produção nacional pelos deputados teve expressão nos contactos com a pesca da pequena escala na Figueira da Foz, os compartes dos baldios em Serpins ou perante dezenas de orizicultores, onde João Pimenta Lopes, constatando a inundação da produção de arroz com água salgada, com perdas de produção, relembrou que desde há muito o PCP propõe a conclusão da obra hidroagrícola do Baixo Mondego e que apresentou na AR uma recomendação ao governo para a imediata reparação das comportas do rio Pranto, com compensações aos produtores pelos prejuízos havidos.

jornadas PE 4

Incontornável no distrito é a questão dos transportes públicos, em particular da ferrovia onde, em prejuízo das populações, se encerraram o ramal Figueira-Pampilhosa que ligava à linha da Beira Alta, a ligação à linha do Oeste, o ramal da Lousã e agora, mais recente, decidiram encerrar a Estação Nova em Coimbra, pondo fim à ligação de comboio ao centro da cidade. No contacto com utentes e populações, os deputados valorizaram as propostas do PCP para valorizar e repor as ligações ferroviárias no distrito.

jornadas PE 5

As jornadas culminaram numa “arruada contra as injustiças” na Baixa de Coimbra onde dezenas de militantes e amigos do PCP trouxeram para a rua a palavra de ordem “faz das injustiças força para lutar” e sublinharam a urgência de “mudar de política”.

jornadas PE 6