Uma delegação da DORC do PCP, com a deputada do PCP na AR - Ana Mesquita - visitou hoje a área afectada pelo recente incêndio em Góis e Pampilhosa da Serra. A Deputada do PCP percorreu parte dos 21.000 ha afectados pelo incêndio. Contactou com bombeiros, com o Comando Operacional e pode visitar várias das 27 aldeias que foram evacuadas na sequência do incêndio, assim como contactar alguns dos cerca de 180 deslocados dessas localidades.
A delegação do PCP pode contactar com o Comandante Operacional do CDOS de Coimbra, que descreveu as operações de combate, as principais dificuldades dada a dimensão do incêndio e do número de povoações afectadas.
Na aldeia de Cadafaz contactou com o Presidente da Junta União de Freguesias de Colmeal e Cadafaz. Contactou ainda com vários habitantes que relataram os momentos mais dramáticos do incêndio e transmitiram a importância de equipas de sapadores e do papel que estas podem ter na ajuda ao combate, dado o conhecimento que têm do terreno.
A delegação do PCP manifestou solidariedade às populações e bombeiros e tomou contacto, no local, com os danos materiais. Constactou os efeitos de anos sucessivos de políticas erradas que despovoaram o interior do País e transformaram grandes áreas em monocultura florestal. Pode ouvir opiniões quanto ao trabalho de prevenção de incêndios e de defesa da floresta. e a necessidade de valorizar os pequenos produtores e compartes dos Baldios, dar mais meios e poder de decisão às suas associações, dar resposta ao problema central do baixo preço do material lenhoso e assegurar o ordenamento da floresta, designadamente através da elaboração do Cadastro Florestal com meios financeiros adequados.