Realizou-se uma sessão de apresentação da lista da CDU à União de Freguesias de Trouxemil e Torre Vilela. Na iniciativa intervieram, Silvério Borges, actual eleito da CDU e 2º candidato da lista, António Cação, cabeça de lista da CDU à União de Freguesias, Francisco Queirós, primeiro candidato à Câmara e Vladimiro Vale, da Comissão Política do CC do PCP.
Silvério Borges abordou o trabalho da CDU no último mandato na União de Freguesias, demonstrando a importância da participação da CDU no órgão de Freguesia.
“Foi a CDU que lutou contra uma agregação de freguesias que afastou o poder local das populações, o que dificultou resolução dos seus problemas.
Foi a CDU que denunciou como a intransigência de PSD, na Freguesia, e do PS, na Câmara, prejudicou as populações das localidades da Freguesia. Presidente da Junta e Presidente da câmara privilegiaram as suas guerras de afirmação pessoal e política, tornando a freguesias mais suja e mais desordenada.
Foi a CDU que esteve na primeira linha na defesa dos Serviços de Saúde, defendendo a extensão de saúde da Adémia, com a defesa dos transportes públicos com horários adequados, na defesa do ambiente, contra a poluição da fábrica de bagaço de Alcarraques.”
António Cação falou do futuro, afirmando que “a CDU quer promover a participação das populações. A CDU tem caracterizado a sua actuação pela proximidade com as populações, por isso queremos trabalhar em equipa e ouvir as populações. Não sabemos tudo e por isso queremos ter abertura para ouvir as populações. Só estando próximos e disponíveis poderemos conhecer e actuar em conformidade com os interesses das populações.
Queremos ajudar a resolver os problemas da Freguesia. Estamos prontos para assumir todas as responsabilidades que a população nos queira atribuir. Não concorremos para obter vantagens e benefícios. Não vamos prometer aquilo que não podemos cumprir.
As freguesias encontram-se com os acessos degradados e a circulação e sinalização desordenadas. Os passeios e valetas estão degradados. Os espaços públicos estão abandonados. Os caminhos rurais têm problemas. Os cemitérios têm problemas que é necessário resolver. É necessária uma casa mortuária na Adémia. Ainda há fossas a céu aberto. As freguesias regrediram na sua limpeza.
Os órgãos de freguesia deveriam ter uma atitude reivindicativa, na exigência da requalificação e manutenção da passagem subterrânea da Adémia.
Nem todas as obras são de betão e tijolo. A um órgão de freguesia também compete promover a cultura. Para isso é necessário envolver as associações e colectividades, saber trabalhar em conjunto e criar as condições para que se possa dinamizar a vida cultural e desportiva nas várias localidades. Queremos também que a junta de freguesia tenha uma atitude de defesa dos direitos das populações, defendendo os serviços de saúde, de educação e todos os serviços públicos de proximidade.
Queremos trabalhar em equipa. Temos uma ampla equipa. Com origem nas várias localidades, com vários saberes e experiências. Queremos aproveitar para intervir e melhorar a vida na União de Freguesias. Apenas prometemos Trabalho, Honestidade e Competência.”
Francisco Queirós e Vladimiro Vale abordaram o projecto autárquico da CDU, a necessidade de reforçar a força e os votos na CDU como grande força de esquerda no Poder Local.
A Lista da CDU é composta por:
1. António Cação – Serralheiro – Trouxemil
2. Silvério Borges – Enfermeiro – Adémia
3. Vânia Domingos – Cabeleireira – Torres Vilela
4. Mário Pinto – Polícia Aposentado – Adémia
5. Carlos Pascoal – Ajudante acção educatica – Adémia
6. Liliana dos Santos – Assistente de Loja – Fornos
7. Adérito Rato – Reformado – Trouxemil
8. José Carvalho – Reformado – Alcarraques
9. Margarida Tinoco – Operadora de Portagem – Adémia
10. Avelino Rodrigues – Comercial – Trouxemil
11. Fernando dos Santos – GNR reformado – Fornos
12. Lurdes de Sousa – Doméstica – Adémia
13. António Domingos – Gerente – Vilela
14. Daniela Coelho – Empregada de Loja – Trouxemil
15. António Vilão – Reformado – Adémia
16. Albino Costa – Reformado – Trouxemil
17. Maria Paula Carvalho – Auxiliar de apoio domiciliário – Adémia
18. Tiago Costa – Ajudante Serralheiro – Trouxemil
19. Ulisses Neves – Serralheiro – Adémia
20. Rosa Gomes – Cozinheira – Trouxemil
21. João Paulo Sousa – Serralheiro – Trouxemil
22. Vitor Costa – Serralheiro – Trouxemil
23. Rute Carvalho – Operária – Trouxemil
24. António Pereira – Serralheiro – Trouxemil
25. Jorge Correia – Motorista – Cioga do Monte
26. Tânia Cação – Assistente de consultório – Trouxemil
27. Luis Carlos Dinis – Serralheiro – Trouxemil
28. Rui Costa – Motorista – Trouxemil
29. Andreia Costa – Estudante – Trouxemil
30. Flávio Andrade – Técnico de electrónica – Trouxemil
31. José Gonçalves – Reformado – Trouxemil
32. Daniela Costa – Caixa – Trouxemil
33. Humberto Rodrigues – Vendedor – Trouxemil
34. Hugo Simão – Distribuidor – Trouxemil
35. Marisa Cação – Administrativa – Trouxemil
36. Vitor Barbeiro – Reformado – Cioga do Monte
37. Fernando Silva – Caixeiro – Vilarinho
38. Joana Jorge – Animadora Socio-educativa
39. Magda Andrade -
40. Hermíno Rasteiro – Instrutor de Fitness – Alcarraques
41. José Pereira – Torre Vilela
42. Manuel Rodrigues – Trouxemil