Uma delegação do PCP com Miguel Viegas, deputado do PCP no PE, esteve esta segunda-feira no distrito de Coimbra. De manhã participou numa sessão organizada na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, na cidade de Coimbra. Na parte da tarde, Miguel Viegas esteve no concelho de Vila Nova de Poiares onde visitou a Fresbeira.
A sessão na Escola Quinta das Flores contou com cerca de 250 alunos e abordou questões relacionadas com o brexit, com o desemprego jovem ou com a necessidade de valorizar mais os recursos existentes no país. Miguel Viegas apelou a uma maior participação dos jovens na vida política.
A visita à Fresbeira veio confirmar uma ideia defendida há muito pelo PCP sobre as inúmeras potencialidades da região e do país. Nesta pequena e média empresa, que emprega cerca de 60 trabalhadores, a aposta é claramente nos produtos e receitas tradicionais, acrescentando valor à matéria prima produzida na região. Da visita sobressai uma enorme vontade de desenvolver aquele que representa já um emblema gastronómico da região, a chanfana. Fruto de uma política agrícola comum profundamente nefasta para Portugal, a verdade que há falta de animais face à atual procura.
Pela parte do PCP esta falta de visão estratégica tem sido a marca dos governos das últimas décadas. Com políticas adequadas de valorização da produção, dos recursos endógenos e da pequena e média agricultura, é possível inverter o abandono dos territórios de baixa densidade e de montanha. Com vontade política e orientação estratégica na alocação dos apoios é possível revitalizar a fileira dos queijos tradicionais, voltando a povoar a serra com rebanhos de ovinos e caprinos, beneficiando simultaneamente o setor da carne e dos pratos tradicionais como o cabrito, o borrego ou a chanfana. Mas este desenvolvimento nunca cairá do céu. Será o resultados de opções políticas como aquelas que o PCP defende para o país e para a região.