Nos próximos dias 6, 7 e 8 de Setembro realizar-se-á mais uma edição da Festa do Avante em Amora, Atalaia, Seixal. A Organização de Coimbra do PCP prepara a sua participação na maior realização político/cultural do país. 50 anos após a Crise estudantil de Coimbra no ano de 1969, "uma das mais fortes e prolongadas lutas estudantis ocorridas durante o fascismo", a Direcção da Organização Regional de Coimbra (DORC) do PCP decidiu assinalar a data na Festa do Avante!, decorando o Pavilhão de Coimbra, na edição de 2019, com fotografias emblemáticas, caricaturas e palavras de ordem da época.
No domingo 8, a DORC do PCP, pelas 11 horas, promoverá no seu espaço um debate sobre o tema "1969 - A Luta em Coimbra", com a participação dos activistas estudantis (em 1969), Carlos Baptista e Jorge Seabra, e com o Professor António José Avelãs Nunes. Com estas iniciativas a DORC do PCP pretende relembrar este "importante combate político dos estudantes contra a ditadura, a sua luta pela reconquista da sua Associação, pela liberdade associativa, pela representação estudantil nos órgãos universitários, pela reforma democrática do ensino, por uma Universidade Nova."
No espaço de Coimbra estará patente ainda uma exposição política que abordará as propostas da CDU para o desenvolvimento regional assim como se realizará também um momento de solidariedade com o povo Ucraniano, sábado, pelas 11 horas.
Os visitantes da Festa do Avante poderão encontrar ainda no espaço de Coimbra os já habituais produtos e gastronomia regionais.