joomla templates top joomla templates template joomla

A Mandatária Nacional da Candidatura de João Ferreira a Presidente da República - Heloísa Apolónia - visitou o distrito de Coimbra onde cumpriu um programa com os objectivos de abordar questões relativas ao ensino superior, ao património, à cultura e à situação das estruturas do sector cultural.

Na Universidade de Coimbra, Heloísa Apolónia participou numa acção de contactos com jovens estudantes afirmando os valores contidos na Constituição da República Portuguesa que consagra o ensino como pilar essencial do desenvolvimento do país.

20210112 heloisa universidade

A mandatária nacional reuniu com a direcção do Museu Nacional de Machado de Castro. Constatou a importância e as características únicas deste museu instalado num Monumento Nacional, com um enorme acervo e peças classificadas. Tomou contacto com projectos e esforços para tornar o museu inclusivo e acessível a todos. Ouviu preocupação com o reduzido quadro de pessoal e com legislação laboral que não permite valorizar carreiras e salários. O envelhecimento do corpo de funcionários e a aproximação de muitos da idade de reforma traz preocupações com o futuro. O museu tem neste momento 32 trabalhadores. A não existir contratação, dentro de 5 anos, restarão 12, sem garantir condições de passagem do testemunho e conhecimento. É imperioso reconhecer meritório trabalho de todos quantos garantem que esta vertente da nossa cultura e da nossa História colectiva sejam acessíveis ao povo, pelo que é necessário investimento público, contratação de profissionais qualificados e valorização de carreiras profissionais.

20210112 heloisa machado castro

Heloísa Apolónia e Sérgio Dias Branco, mandatário distrital, reuniram ainda com a Companhia de teatro da Chanca, em Penela, debatendo aspectos essenciais da política cultural no nosso país e a necessidade da valorização deste sector essencial. Tomaram conhecimento das especificidades de uma companhia que actua numa zona rural do interior. Durante a visita reconheceram a necessidade de um serviço público de cultura, capaz de apoiar a produção e fruição cultural, como um direito inalienável, afirmando o preceito constitucional de considerar a cultura enquanto pilar da nossa democracia.

20210112 heloisa chanca teatro

A Candidatura de João Ferreira a Presidente da República

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg