A moção "Em defesa do SNS no distrito de Coimbra" apresentada pela CDU na Assembleia da União de Freguesias de Coimbra foi aprovada por unanimidade. A moção foi apresentada pela defesa, valorização e reforço do Hospital dos Covões, contra o encerramento de serviços e valências e pela reversão da fusão do megalómano Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A aprovação desta moção revela o descontentamento da população face às opções do Governo, que apelamos a que tenham também expressão na votação do projecto de resolução do PCP abordando estas matérias, que já foi rejeitado por duas vezes por PS com a abstenção de PSD/CDS e PAN.

covoes

Moção – Em defesa do SNS no distrito de Coimbra

A Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Geral dos Covões, bem como da urgência noturna deste Hospital (a partir das 22h) encerraram no princípio do mês de Abril. Esta unidade e o serviço de urgência noturna são indispensáveis para fazer cumprir o direito à saúde no distrito de Coimbra. Esta unidade de cuidados intensivos, que estava em funcionamento no período antes do surto epidémico é necessária e indispensável. O serviço de urgência noturna, que encerrou em 2012 (primeiro fruto envenenado da fusão do CHUC) e reabriu por via da pandemia, mostrou-se também indispensável antes e após o pico do surto epidémico. É inaceitável que, à boleia da epidemia, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra encerre estes serviços e prive a população do que são serviços essenciais para a região e para o país. Os sobrecarregados Hospitais da Universidade de Coimbra serão, mais uma vez, o escape para o acelerado desmantelamento dos Covões. O processo de fusão dos Hospitais de Coimbra veio agravar a sobrecarregados serviços, degradar os serviços prestados, bem como as condições dos trabalhadores do CHUC. A reversão da fusão do CHUC é um processo urgente, para fazer cumprir o direito constitucional à saúde. Não há qualquer justificação válida para o encerramento destes serviços, a não ser o favorecimento do negócio privado da doença que, como se tem constatado, tem prosperado nesta região.

A Assembleia da União de Freguesias de Coimbra recomenda ao Governo que:

• Reabra os serviços encerrados no Hospital dos Covões
  • Valorize e reforce os Hospitais da Região de Coimbra