Aconteceu no dia 8 de Junho, na Casa da Escrita (Coimbra), a segunda sessão do ciclo de debates sob o título “Arte e Pensamento: Modos de Transformar”.

A iniciativa, inserida nas comemorações do Centenário do Partido Comunista Português (1921-2021), foi dinamizada pelo Sector Intelectual da Organização Regional de Coimbra do PCP.

debate8jun

A sessão foi moderada por Inês Carvalho e teve intervenções de José Gabriel (professor de filosofia aposentado), Manuel Loff (historiador e professor na Univ. do Porto) e Rui Mota (editor das Edições Avante! e Página a Página). Foi debatida a escola pública, a importância do professor, o papel que os livros têm na formação integral do indivíduo, como podem ser instrumentalizados para os propósitos do sistema capitalista, e também o papel da história: como é contada, como e por quem é escrita.

A história do PCP, indissociável da luta geral pela transformação social foi também considerada nesta conversa.

Uma sessão com intervenções importantes, que vale a pena rever. Podes revê-la aqui.