A demonstra-lo estão os mais de 80 requerimentos sobre questões concretas do distrito de Coimbra apresentados na Assembleia da República (AR) e as muitas visitas realizadas por deputados ao distrito.
No Distrito muitas foram as empresas industriais e de produção que encerraram entre 2005 e 2008. O PCP e o PEV, a maioria das vezes sozinhos, nunca desistiram de levantar na AR os problemas do aparelho produtivo e muito concretamente os que dizem respeito às empresas em dificuldades e das duras e prolongadas lutas dos trabalhadores.
São muitos os exemplos de empresas e trabalhadores que viram os seus problemas e a sua luta levantados na AR pelos deputados do PCP e do PEV:
-
No Sector Têxtil com destaque para a campanha em defesa da aplicação do cláusula de salvaguarda ao sector que levou deputados da CDU ao contacto com trabalhadores e com as empresas.
-
No sector Cerâmico com o exemplo paradigmático o caso da CERES, em que a CDU nunca desistiu de lutar pela sua viabilização na AR e de exigir intervenção do Governo;
Foram muitas as propostas de acessibilidades e de melhoria da mobilidade das populações, quer em sede de PIDDAC, quer com a apresentação de projectos de resolução, quer sobre Transporte Ferroviário no distrito de Coimbra ou sobre a definição de critérios objectivos, para a atribuição de indemnizações compensatórias, por parte do Orçamento do Estado, aos diferentes serviços de transportes urbanos que tanto prejudica o SMTUC.
A Defesa dos Serviços públicos no distrito motivou a intervenção na AR. Foram os deputados do PCP e PEV que deram voz às lutas das populações pela manutenção de importantes serviços públicos. Contra o encerramento de Escolas, contra o encerramento de serviços de saúde de proximidade (SAP, Maternidades, etc), assim como pela valorização dos serviços públicos e dos seus trabalhadores.
Os problemas ambientais também motivaram acções na AR, seja os problemas ligados à floresta, incêndios ou nemátodo do pinheiro, as questões do saneamento e da erosão costeira, assim como o problema da água pública. Os deputados do PCP e do PEV intervieram também na defesa das liberdades e garantias e contra atropelos que se verificaram no Distrito.
Este trabalho prova que é essencial eleger deputados da CDU. Prova que a CDU será, na Assembleia da República, a Voz do Distrito. A voz que faz falta!