A CDU denuncia a mais profunda incompetência do Governo Sócrates/PS que não soube ou não quis ouvir os profissionais e frustrou velhas e legítimas aspirações dos cidadãos, dos técnicos, dos pais e utentes do Hospital Pediátrico.
A CDU denuncia:
- que o novo edifício do Hospital Pediátrico (finalmente em fase final de construção, após uma longa luta dos técnicos e utentes, com destaque para a Comissão de Utentes , que possibilitou a concretização de uma velha exigência da população) não só trai as expectativas de todos, como se assume como uma grave desilusão.
- que o modelo arquitectónico está ultrapassado. Há erros crassos, de palmatória, na concepção do edifício. A pala das urgências é pequeníssima, deixando à chuva ou ao sol as ambulâncias e as crianças. Há corredores onde não passam camas. As salas de cirurgias têm dimensões reduzidas. Em muitas casas de banho não entram cadeiras de rodas. As portas, inclusive nas urgências e bloco operatório, são completamente inadequadas, com superfícies e relevos de difícil higiene que facilitam infecções. Etc, etc…
- e condena veementemente a oportunidade perdida de pela primeira vez em Portugal se construir um Hospital Pediátrico de raiz com as condições necessárias e exigidas nos serviços de qualidade, ao serviço da saúde das crianças e jovens.
A CDU exige ao Governo que sejam tomadas todas as medidas excepcionais que ainda possam corrigir o que for corrigível, garantindo que o novo Hospital Pediátrico de Coimbra não seja uma oportunidade perdida e vá ainda a tempo de cumprir os sonhos que todos nele depositaram desde há muitos anos.
A CDU apela a todos os cidadãos para que se mantenham vigilantes e intervenientes e que façam cessar, pelos meios conquistados com a democracia instaurada em Abril de 1974, a incompetência e a prepotência.
A todos, a CDU reafirma que podem contar sempre com a sua força e determinação.
Na Luta pelos Serviços Públicos
No Parlamento Europeu, Na Assembleia da República e Nas Autarquias
Mais Força à CDU