Realizou-se no passado dia 23 de Outubro, um Convívio/Magusto no Parque de Merendas de Barril do Alva, Arganil. A iniciativa contou com a participação de mais de 80 pessoas e intervieram José Tiago, da Comissão Concelhia de Arganil; Vladimiro Vale e Bernardino Soares da Comissão Política.
Foram abordadas as dificuldades do concelho de Arganil provocadas pela conjugação das políticas de direita ao nível local e nacional que estão a conduzir o país e o concelho ao desastre. Valorizou-se as iniciativas e posições da concelhia de Arganil em defesa da floresta como fonte de riqueza nacional, contra o encerramento das escolas, pelo direito à saúde, constitucionalmente garantido, cada vez mais ameaçado, denunciando que o tempo de espera de uma consulta para o médico de família é de cerca de dois meses e para se obter uma consulta do dia é preciso ir para a porta do Centro de Saúde, regra geral, às seis horas da manhã para não se falar do aumento das taxas moderados, do número de medicamentos que deixaram de ser comparticipados.
A
intenção de extinguir as freguesias de Anseriz, Barril de Alva,
Celavisa, Cepos, Moura da Serra e Teixeira, associada ao ataque aos
serviços públicos significará cortar a última ligação das
populações a um serviço público e o problema ambiental
da mini-hidrica de Avô, que não respeita a proibição de funcionar
nos meses de Abril a Agostoe dos esgotos domésticos, que drenam
directamente para o rio como são exemplo Barril de Alva, Vila Cova
de Alva, Pomares, Foz da Moura até Sobral Gordo e bem assim os
provenientes dos concelhos vizinhos, foram outros problemas abordados
Concluiu-se que só com um Partido mais forte podemos combater as gravíssimas e violentas medidas que estão a ser aplicadas pelo governo aos trabalhadores e ao povo, valorizando o trabalho de preparação do convívio que incluiu contactos com a população e a realização de acções de esclarecimento em locais de concentração de pessoas.